Um centro intelectual e cultural da França que deve ser considerado por todos os estudantes internacionais.
Angers tem sido considerada um centro intelectual desde 1400, então faz sentido que continue sendo uma cidade universitária animada e promissora hoje em dia.
Com vista para o rio Maine, no oeste da França, Angers é uma entrada ocidental envolvente para o Vale do Loire. Uma cidade repleta de arte e história, Angers é perfeita para passear, em parte devido às margens dos muitos espaços verdes do Maine e Angers, incluindo o seu parque central, o Jardin du Mail. Além de pacífica, Angers também pode ser divertida, cultural e educacional como bem entender.
E dentro desta cidade está a Université Catholique de l'Ouest (UCO), uma das universidades preeminentes da França e uma instituição convidativa para estudantes internacionais de todo o mundo. Recentemente conversamos com alguns estudantes sul-americanos da UCO sobre suas experiências, leia mais aqui, mas hoje vamos dar uma olhada mais de perto na localização do campus principal da universidade: a cidade de Angers, no oeste da França.
Angers é onde o turismo cultural, a arte de viver bem e uma experiência educacional excepcional se misturam em perfeita harmonia, tornando-se o cenário perfeito para uma experiência de um estudante internacional.
Um lugar onde os alunos são colocados em primeiro lugar
Angers recebe estudantes internacionais de braços abertos - há uma motivação e entusiasmo para criar instalações especiais, estruturas e eventos para ajudar os alunos a se sentirem em casa.
Quase metade da população de Angers tem menos de 30 anos, o que torna Angers uma cidade muito dinâmica. É uma das maiores cidades estudantis da França, com 40.000 alunos frequentando 18 instituições de ensino superior. Com tantos estudantes, uma comunidade estudantil realmente se desenvolveu na cidade, o que pode ser sentido pelos visitantes de Angers. A cultura e a vivacidade permeiam o sentimento do lugar, que pode ser libertador e produtivo para os estudantes que escolhem Angers para a sua educação.
A Université Catholique de l'Ouest, em particular, abriga 1650 estudantes de 70 países em todo o mundo, o que permite que todos os alunos se beneficiem de um ambiente multicultural com visão de futuro. É necessário neste mundo em constante globalização ser confrontado com novas ideias e maneiras de fazer, ver e pensar, o que a OAU oferece amplamente.
Os alunos estão em primeiro lugar na UCO, e se você escolher estudar lá, sua experiência pode ser definida de acordo com suas necessidades. Se você quer estudar em Angers para aprender francês, seguir um programa de intercâmbio, ficar por um semestre, um ano ou fazer o curso completo, a universidade pode fornecer tudo o que você precisa: assistência habitacional, apoio administrativo, tutela, supervisão e muito mais.
Com tantos potenciais diplomados habilidosos dentro de Angers, as instituições de ensino compartilham uma conexão próxima com os empregadores. Isto é um benefício fenomenal não apenas para empregos futuros, mas para que os estudantes das escolas como a Université catholique de l'Ouest tenham experiência de trabalho durante o período de estudo.
Oportunidades culturais abundantes
Por ser uma cidade de tamanho razoável, Angers também tem muito a oferecer em termos de entretenimento e vida noturna. Angers é uma cidade dedicada ao turismo cultural e tem todas as facilidades que as cidades maiores têm em termos de cultura, esporte e entretenimento, mas sem toda a agitação.
Em primeiro lugar, todos os anos, a cidade de Angers oferece a todos os estudantes da UCO um Pacote de Boas-Vindas que lhes permite descobrir a cultura da cidade com 60 oportunidades. O pacote inclui ingressos para eventos esportivos e culturais que custariam 270 euros, então aproveite esse benefício!
Angers tem 60 ginásios e salas de treinamento, seis piscinas, incluindo o Aqua Vita Aquatic Center, um parque de lazer (Lac de Maine) e uma pista de gelo, para os mais esportistas. E como uma das cidades mais verdes da França, há uma ampla oportunidade para sair, ser saudável e explorar os grandes espaços externos.
Angers possui 9 bibliotecas, 8 teatros e galerias, 24 cinemas, 3 teatros, 5 museus (além do Château d'Angers) e 34 centros recreativos municipais e comunitários.
Há também vários eventos e festivais realizados a cada ano. Entre julho e agosto, o festival de música Tempo Rives apresenta sons maravilhosos de todo o mundo para passar seus dias de verão.
Além disso, Angers é o lar do festival de filmes Premiers Plans. Todos os anos, em janeiro, cem jovens diretores europeus competem buscando fazer parte de uma nova onda de autores cinematográficos.
As margens do rio Loire estão disponíveis para visitas, é claro. Você vai se apaixonar pelas paisagens na beira do rio e pelas cores mutáveis do céu refletidas na água, o que o torna um verdadeiro espetáculo a qualquer hora do dia.
As famosas comidas e bebidas da França
O centro histórico da cidade suporta uma próspera cultura dos cafeterias, graças em parte à presença dinâmica dos estudantes, bem como a alguns excelentes restaurantes.
A principal faixa de pedestres passa pela rue St. Laud. Lá você encontrará cafeterias como o Bar du Centre, bem como muitos bares. No verão, você pode chegar ao topo do Le Quai (um teatro e centro de arte ao longo do rio Maine) para uma bebida no terraço e uma vista muito agradável para superar tudo isso.
Os vinhos da França são conhecidos como os melhores do mundo e Angers está no coração da região vinícola francesa, a região do Vale do Loire, a terceira maior região produtora de vinhos da AOC da França, que se estende de Sancerre até Nantes. Então, se você gosta de viajar pelas rotas do vinho, Angers e as áreas que circundam a cidade são ideais para você!
Descontraia-se e admire a história da cidade
Como a cidade mais verde da França, a atmosfera pacífica de Angers se estende por toda ela. As ruas de paralelepípedos, casas medievais, catedral e monumentos góticos certamente irão encantá-lo enquanto você anda pela cidade.
Talvez a visão mais reconhecível de Angers seja o castelo localizado no antigo centro medieval. O Château d'Angers é o lar da maior tapeçaria medieval do mundo e da mais antiga tapeçaria francesa que ainda existe, a Tapeçaria do Apocalipse, que retrata esse acontecimento do Livro do Apocalipse.
A Tapeçaria do Apocalipse foi encomendada por Luís I, o duque de Anjou, no final da década de 1370. A idade e a beleza da tapeçaria também não são apenas para impressionar os alunos de arte. Foi descrito pelo historiador Jean Mesqui como “uma das obras-primas da herança cultural francesa” e pode ser considerado uma visão essencial para qualquer estudante interessado na história da França.
O castelo tem dezessete torres que variam de 130 a 190 pés (40 a 58 metros) e foi construído em 1230 por Luís IX no local de outros castelos anteriores. A fortaleza é uma impressionante exibição defensiva.
Há uma abundância de monumentos e locais de interesse espalhados por Angers, incluindo o Museu Pincé, com seus muitos artefatos clássicos e obras de arte, a Abadia de Todos os Santos, construída no século XIII, que agora abriga a Galeria David d'Angers, e o Museu de Belas Artes, localizado na residência de Barrault, uma casa particular do final do século XV.
Há muitos outros monumentos a serem descobertos no distrito de Doutre, um labirinto de pequenas ruas. As casas antigas são um espetáculo para se ver, com seus telhados de madeira, ao lado das charmosas casas senhoriais com fachadas de pedra de tufo.
Há também a Terra Botânica, onde você pode passar o dia passeando em torno de um parque de diversões com tema de plantas, cercado por árvores exóticas e flores, explorando e se aventurando ao seu gosto.
Localização fenomenal
Angers está bem localizada entre Paris, Nantes, o vale do Loire (uma parte excepcionalmente bonita da França que atrai visitantes por sua arquitetura, sua comida e seu vinho), a costa do Atlântico, a Bretanha e a Normandia. Enquanto Angers tem mais do que o suficiente para oferecer aos estudantes, é natural que você queira explorar a França o máximo que puder. Não há, indiscutivelmente, uma instituição melhor situada no país do que a UCO.
E, claro, a Europa em geral está bem conectada e há amplas oportunidades de viajar para lugares como Londres, Amsterdã ou Roma. Os vôos são curtos o suficiente para que você possa passar um fim de semana em qualquer um desses lugares maravilhosos, ou talvez uma semana ou duas, se você tiver algum tempo livre durante o seu curso.
Localização de outros campi da UCO
Angers é o campus principal da Université catholique de l'Ouest, porém a universidade possui sete campi no total: Angers; Vannes; Guingamp; Laval; Papeete; La Réunion e Nantes. Cada um oferece sua própria experiência única, o francês em sua essência, e depende do tipo e do estilo de seu curso preferido.
Para mais informações sobre cada um desses campi, e para saber mais sobre Angers e a Université catholique de l'Ouest, entre em contato com Clément Bedouet ([email protected]). Clément trabalha para a UCO e procura ajudar os alunos a encontrar informações sobre o curso, a localização e o visto. Ele pode ajudá-lo a montar sua jornada e fornecer o que você precisa para desfrutar de uma educação francesa espetacular e promissora.