Uma escola de verão pode ter diferentes formatos. Um dos mais comuns e populares são programas educacionais oferecidos por faculdades e universidades internacionais durante o período das férias de verão. Esta é uma ótima opção para quem quer fazer um intercâmbio de curta duração!
Os cursos duram de uma até oito semanas e costumam ser intensivos e focados em uma área de estudo específica. Além das aulas em formatos tradicionais, os alunos podem participar de atividades extracurriculares sociais e culturais, como excursões, picnics, conversação sobre tópicos selecionados, noites de cinema e muito mais.
Há várias vantagens de participar de um curso de verão. Nós selecionamos cinco delas a seguir!
1. Prepare-se para uma graduação no exterior
Como os cursos de verão são tipicamente voltados ao público mais jovem, apesar de haver opções para todas as idades, esta pode ser uma excelente forma de se preparar academicamente para um curso de graduação no exterior.
Quando o programa de verão é oferecido por uma universidade, geralmente as aulas acontecem dentro do campus e os alunos têm acesso a todas as suas instalações e recursos. Assim, além de começar a estudar a área que pretende seguir academicamente, você já se acostuma ao ambiente universitário.
Em alguns casos, o programa de verão até concede créditos acadêmicos pelas aulas cursadas, que podem ser transferidos para uma graduação.
2. Adquira fluência no inglês
Primeiramente, para ser admitido em um curso ministrado em um idioma estrangeiro, você precisará ter um nível adequado de fluência. Durante o curso, você aperfeiçoará as suas habilidades no idioma, como escrita, conversação, compreensão oral, leitura, pronúncia, gramática, etc.
Como a maioria deles é focada em preparar os estudantes para a vida universitária, você também aprende termos acadêmicos e a terminologia da sua área de estudo no inglês (ou em qualquer outro idioma estrangeiro que você escolher).
3. Ganhe novas habilidades sociais e pessoais
Além do aprendizado educacional, com um curso de verão, você desenvolverá diferentes soft skills que são importantes para a sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Se você pretende fazer uma graduação no exterior, mas acha que ainda não está preparado para passar uma longa temporada longe de casa, um curso de verão pode ser o teste ideal.
Ao morar algumas semanas no exterior, você desenvolve mais independência, resiliência, conscientização cultural, autoconfiança, gestão de tempo e dinheiro, networking, curiosidade, criatividade, respeito pelas diferenças e muito mais.
Se depois disso você resolver voltar ao exterior para uma graduação, já terá o conjunto de habilidades necessárias para, por exemplo, superar o choque cultural inicial e a lidar com as saudades de casa.
4. Tenha contato com a área de estudo
Esta também é uma ótima opção para quem ainda está indeciso sobre a área de estudo que gostaria de cursar na graduação. Ao ter contato com as disciplinas e com professores que são profissionais do setor durante o curso de verão, você tem um gostinho em primeira mão de como é estudar a área academicamente e quais são as possibilidades de carreira.
Por ter uma duração e exigir um investimento bem menores do que uma graduação, você consegue cursá-lo sem um comprometimento definitivo a uma área de estudo e usá-lo para entender melhor e explorar os seus interesses antes de escolher a sua graduação.
5. Impressione as universidades
Ter um certificado de um curso de verão internacional definitivamente contará a seu favor durante o processo seletivo para uma graduação no exterior. Além do desempenho acadêmico, as universidades estão interessadas em saber sobre suas atividades extracurriculares que comprovem o seu interesse e engajamento prévio com a área de estudo escolhida.
Fazer um curso de verão é uma excelente forma de mostrar que você gosta de aprender (inclusive durante as férias), não tem medo de desafiar-se e já teve uma experiência internacional.
6. Faça amizades
O período pode ser curto, mas a experiência é intensa. Uma das melhores consequências de um curso de verão intensivo no exterior, onde tudo é novidade, é fazer novos amigos. Você passará várias horas do dia com as mesmas pessoas e isso ajuda a acelerar o processo de amizade, especialmente quando todos estão longe de casa.
É bem comum que os estudantes se unam e formem um grupo de apoio ao longo do programa. Quando retornarem para casa, também acontece de manterem o contato virtual e combinem de se visitar em seus respectivos países.