Ainda não conhece Aveiro? Descubra 4 curiosidades sobre a ‘Veneza portuguesa’

Aveiro é um lugar maravilhoso e encanta a todos que passam por essa charmosa cidade. Localizada na foz do rio Vouga e formada por um conjunto de ilhas fluviais, que recebe o nome de Ria de Aveiro, a Veneza de Portugal é repleta de histórias e curiosidades, para que turistas e intercambistas conheçam e desfrutem melhor a região.

Para aqueles que não conhecem, Aveiro é uma cidade litorânea e possui custo de vida relativamente mais baixo, comparado a Coimbra e Porto. Com diferentes atrações para todos os gostos, a cidade reserva uma culinária deliciosa e diversos lugares, além histórias para se descobrir. É sobre as curiosidades que fazem dessa cidade um lugar único que vamos falar neste texto.

1. Palheiros de Madeira de Aveiro

Para começar a falar sobre as curiosidades de Aveiro, vamos iniciar com os palheiros de madeiras mais famosos de Portugal. Sim! Se vai à cidade, é preciso conhecer a história dessas casinhas de listras coloridas, que enfeitam a Praia da Costa Nova e chamam a atenção com suas cores entre o azul turquesa do Oceano Atlântico e a Ria de Aveiro. O pequeno vilarejo, formado pelas casas enfeitadas, está a cerca de 10km do centro de Aveiro e é um local que vale muito a pena conhecer.

A história dessas casas coloridas começa a partir da mudança dos pescadores de Ílhavo para a Costa Nova, no início do século XIX. No primeiro momento, os palheiros eram em tons de vermelho, ocre, preto e serviam como armazéns para guardar redes, além de outros materiais utilizados na pesca. No início, os palheiros eram amplos e sem divisões interiores. Em seguida, foram colocadas as divisórias de madeira decoradas com conchas de ostras.

Foi a partir da mudança das famílias dos pescadores e de seus sócios para a Costa Nova, que as casas foram repaginadas e ganharam uma nova configuração. Os palheiros tiveram o interior remodelado, as divisões para identificar os cômodos foram feitas e as fachadas ganharam mais cores. Além das cores anteriores, as casas receberam outras novas e hoje têm o vermelho, azul, verde e amarelo como cores predominantes de todo o cenário ao longo da praia.

Segundo a história, acredita-se que as casas com listras de cores diferentes foram feitas como forma de ajudar os pescadores a identificar o seu palheiro em dias de nevoeiro. Além de servir para que os pescadores identificassem sua casa quando estivessem bêbados, segundo os populares contam.

Vale ressaltar que, com o passar dos anos, os palheiros se tornaram “casa de veraneio” para as famílias dos pescadores. Atualmente são atração turística para quem chega para conhecer o encantador e pacato vilarejo.

Palheiros de Madeira de Aveiro -


2. Ovos Moles de Aveiro

Portugal é a terra do povo que sabe aproveitar bem as gemas dos ovos para fazer doce e não seria diferente com Aveiro. Se está de passagem marcada para ir a terras lusitanas, não deixe de conhecer a cidade e provar o doce típico de Aveiro, os Ovos Moles, que têm origem conventual (em conventos) no século XVI.

Bom, mas você sabe como surgiu os Ovos Moles de Aveiro? De acordo com a história, o doce típico teria sido preparado pela primeira vez no Convento de Jesus de Aveiro. Neste período, como as claras dos ovos eram utilizadas para os afazeres domésticos, como engomar a roupa, as pessoas não sabiam o que fazer com as gemas que sobravam, até ao dia em que as misturaram com açúcar.

Assim como o Pastel de Belém, que foi criado pelos monges, os Ovos Moles de Aveiro foram criados pelas freiras. Inicialmente as doceiras prendadas criaram um delicioso doce de ovos que, mais tarde, resultaria nos Ovos Moles de Aveiro. Depois que o templo foi fechado, a receita foi perpetuada pela mão da empregada da última religiosa que morou no convento.

Para aqueles que não conhecem, os Ovos Moles são bastante cremosos e bem saborosos. Eles são servidos em formato de hóstia (obreia), por causa da influência conventual, além de formatos que remetem a cidade de Aveiro e a sua tradição piscatória e proximidade com o mar, como os peixes, búzios e conchas.

Mesmo com a modernização das práticas de produção dos doces, ainda é possível encontrar locais na cidade em que a receita original e os processos de confecção desta iguaria não se alteraram, como o uso do forno a lenha, a panela de cobre, o uso de taças de barro e a colher de pau, que contribuem para dar o sabor aos Ovos Moles.

Ovos Moles de Aveiro -


3. Aveiro é uma cidade plana

Para aqueles que não gostam de ladeiras, colinas ou qualquer outra coisa que faça suar sem parar, essa é uma ótima curiosidade sobre a cidade. A inexistência de colinas ou escadarias intimidantes fazem de Aveiro uma cidade que convida ao passeio. Isso mesmo, Aveiro é uma cidade plana e esse é um dos detalhes que a diferencia da capital, Lisboa, e outras cidades de Portugal.

Seja a pé ou de bicicleta, é comum ver moradores e turistas de todas as idades a percorrer quilômetros aproveitando para conhecer mais sobre os encantos da cidade. Vale ressaltar, que todos os passeios, de barco, automóvel, a pé e outras atividades na cidade é feito com facilidade e sem aquele estresse característico de cidades metropolitanas como Lisboa ou Porto.

Aveiro é uma cidade plana


4. O sal faz parte da história de Aveiro

Outra curiosidade sobre Aveiro é que o sal fez e faz parte do cotidiano da cidade. Sim, o sal foi responsável pelo desenvolvimento econômico da região. Mesmo com a decaída do mercado, de forma considerável nos últimos anos, as salinas de Aveiro são conhecidas pelo sal de alta qualidade que produzem.

O sal, na época das grandes embarcações, era utilizado para conservar os alimentos que seriam levados para fora da cidade ou aqueles que chegavam. Por causa da umidade elevada, o sal de Aveiro é utilizado também para a criação de diversos produtos de cosmética, como sabão de sal, sais de banho, cremes hidratantes, esfoliantes, bronzeadores e after-shaves. Estes produtos são 100% naturais, já que o sal usado é produzido de forma tradicional não sendo submetido a tratamentos prévios.

Para quem vai a Aveiro é possível encontrar na cidade lojas que vendem diversos cosméticos, todos feitos à base de sal da região. Feito com métodos artesanais, pois a matéria-prima utilizada nesses produtos de beleza é processada de forma 100% natural, o que garante a qualidade e os benefícios para a pele.