Independente de qual intercâmbio você escolher, será preciso fazer um planejamento, principalmente financeiro, para realizar este objetivo. Além de planos e estratégias, juntar dinheiro vai exigir muito foco e força de vontade. Mas, acredite, tanto o crescimento quanto amadurecimento que uma experiência como essa proporciona são imensuráveis.
A transformação do estudante começa muito antes de chegar ao destino - afinal, suas energias, pensamentos e estudos já estão voltados para colocar esse sonho em prática. Desde já antecipamos que isso não é uma tarefa fácil - serão alguns meses de restrição de gastos para você alcançar a sua meta.
Para conseguir juntar dinheiro, muitos estudantes reduzem por o tempo o padrão de vida e/ou abraçam a vida de freelancer. Seja qual for a sua escolha, isso só vai funcionar se você se planejar, pesquisando muito antes de realizar uma compra e, é claro, se planejando para pagar as contas atuais.
Pensando nisso, separamos cinco dicas que vão te ajudar a economizar para fazer intercâmbio. Confira abaixo.
1. Descubra quanto você precisa
Antes de qualquer coisa, você precisa pesquisar as opções de intercâmbios disponíveis. Se aprofunde sobre as diferentes durações, países, preços e passagens. Olhe também os cursos e o custo de vida do local que você pretende morar.
Depois de fazer uma pesquisa cuidadosa, defina o seu destino, qual a duração do intercâmbio e faça orçamento para saber de quanto você precisa para realizar esse sonho. Se você puder, contrate uma agência - afinal, essas empresas são especialistas nisso e já possuem pacotes prontos.
Mas também dá para se organizar e fazer intercâmbio sem agência. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada. Pesquise bastante antes de comprar qualquer coisa.
Se possível, defina já a data do seu embarque. Assim, você terá uma ideia de quanto tempo terá para guardar o dinheiro e/ou arranjar uma renda extra.
Lembre-se de incluir, no seu orçamento, gastos com comida, água, aluguel, energia, luz e internet. Verifique também o preço da universidade e/ou curso, caso não tenha conseguido uma bolsa, e do plano de saúde.
2. Coloque tudo no papel
Pode parecer clichê, mas economizar para fazer seu intercâmbio vai se tornar uma missão muito mais palpável quando você colocar tudo no papel. Você pode também usar abrir um documento no computador ou no seu celular.
Nesse documento, você deve colocar quanto você ganha e quanto gasta por mês. Assim poderá ter uma ideia do quanto você pode espremer no seu orçamento para conseguir fazer intercâmbio sem se endividar.
É nesse momento que você terá uma ideia de quanto da sua renda você pode guardar para o intercâmbio. Você pode ver o quanto pode economizar por mês e, a partir daí, calcular quantos meses levará para embarcar; ou definir quantos meses tem até o seu embarque e, a partir daí, verá quanto precisa guardar ou ainda encontrar outras rendas para viajar no período desejado.
3. Crie prazos para objetivos financeiros e invista
A partir do momento em que você decide a data da sua viagem, estabelecerá uma nova rotina econômica, com objetivos, e vai converter qualquer compra em custo-benefício relacionado à viagem.
Por isso, nada de deixar o seu sonho de estudar no exterior sem um data definida. Quanto mais real for seu plano, mais meios você vai encontrar de conseguir dinheiro e assim poderá cumprir suas metas.
Uma das formas de economizar e não mexer no dinheiro reservado é abrir uma conta poupança só para o intercâmbio. Conseguiu o dinheiro ou caiu na conta? Passa logo para a poupança.
Outra opção é investir os recursos em fundos que podem fazê-los render. Hoje é possível simular o investimento em instituições que gerenciam fundos monetários e ver, no mesmo momento, o retorno em uma carteira de investimentos.
4. Corte gastos desnecessários
Ter foco é fundamental para que o seu objetivo seja alcançado. Pensando nisso, você precisa pensar em cada centavo que vai gastar e cortar gastos desnecessários.
Isso pode incluir fazer refeições em casa, levar marmita de almoço para o trabalho, andar mais a pé ou de bicicleta ao invés de carro. Evitar ir a shoppings centers, lojas ou qualquer lugar que possa fazer você gastar dinheiro por impulso também é uma ótima dica.
Mas, é claro, não deixe de ver e encontrar seus amigos. Invista mais em encontro na casa deles ou na sua própria casa, onde os gastos são menores.
5. Procure formas de ganhar uma grana
Além de economizar, esse é o momento ideal para pensar em formas de fazer um dinheiro extra. Que tal aproveitar para fazer uma ‘limpa’ nas roupas e objetos que você nunca usou e/ou não usa mais? Há várias lojas online e também grupos de venda de objetos usados.
Se você sabe cozinhar algo bem, pode fazer essa comidinha para vender. Gosta de cachorro? Cuide dos pets dos vizinhos e de outras pessoas através de aplicativos.
Se a necessidade de comprar algo que não estava previsto no seu orçamento inicial surgir, não se desespere. Peça descontos nos itens, principalmente para compras à vista. Isso vai te ajudar a juntar um dinheirinho extra até seu intercâmbio.
Leia mais
10 aplicativos que vão te ajudar no seu intercâmbio
Au Pair: conheça e saiba como funciona o intercâmbio mais barato que existe
As 5 melhores formas de enviar dinheiro para o exterior
10 livros que você deve ler antes de estudar no exterior
Quer estudar no exterior? Conheça 20 celebridades que fizeram intercâmbio