Uma das escolhas mais importantes, ao decidir estudar no exterior, é: onde você vai morar? As opções mais comuns entre os estudantes internacionais são os dormitórios universitários, homestay e aluguel de propriedade particular. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. Mas talvez a pergunta mais importante seja: como encontrar a minha acomodação no exterior antes de partir? Existem algumas formas mais seguras e assertivas de assegurar o seu cantinho no exterior!
Principais tipos de acomodações
Primeiramente, conheça um pouco sobre cada uma das principais opções de acomodação no exterior para estudantes internacionais:
1. Dormitórios acadêmicos: Normalmente localizados dentro ou nos arredores do campus, os dormitórios são acomodações oferecidas e coordenadas pela própria universidade. Os estudantes do primeiro ano de graduações costumam ter prioridade para a reserva de vagas. Podem ser quartos individuais, mobiliados ou não mobiliados, com ou sem plano de alimentação, suíte ou com banheiro compartilhado, etc. O valor da acomodação pago à universidade já inclui todas as contas mensais, como energia e água.
2. Homestay: Neste tipo de acomodação, o estudante mora na casa de uma família local, geralmente, com quarto e banheiro exclusivos. Pode incluir refeições no valor. A maior vantagem da homestay é conviver com nativos, praticando o idioma e aprendendo sobre a cultura local diariamente.
3. Propriedade privada: Para quem prefere um estilo de vida mais independente, há a possibilidade de alugar uma casa ou apartamento tanto sozinho quanto com outras pessoas, principalmente outros estudantes. A liberdade, neste caso, é muito maior, mas o inquilino é responsável desde o contato com o locador e pagamento das contas mensais até a limpeza e compras.
4 dicas para encontrar a sua acomodação no exterior antes de partir
1. Entre em contato com a sua universidade
Independentemente do tipo de acomodação que você escolher, a sua universidade internacional deve ser sempre o seu primeiro contato e fonte de informação. Se você pretende ficar em um dormitório acadêmico, tente fazer a sua reserva o quanto antes possível pela Secretaria de Moradia da sua instituição, porque a procura por estas vagas é acirrada.
Mesmo que você prefira a homestay ou o aluguel de uma propriedade particular, a universidade poderá direcioná-los a agências ou famílias de confiança previamente avaliadas, aprovadas e listadas por ela. Isso é importante para que você tome uma decisão segura, sem correr o risco de cair em algum golpe.
2. Converse com estudantes que já estão morando no país
O boca a boca às vezes é melhor que qualquer propaganda. Tente entrar em contato com estudantes veteranos da sua universidade para pegar dicas e recomendações. Pode até acontecer, por exemplo, de você conseguir ficar no lugar de alguém que está voltando para casa!
Com contatos no país, além de receber orientações de quem já passou pela experiência, eles podem visitar por você qualquer propriedade de seu interesse e conversar com o locador pessoalmente!
3. Seja proativo e comece sua pesquisa com antecedência
Se você não tiver ninguém no país que possa visitar as acomodações fisicamente para você, é hora de ser proativo! Você deve:
- Tirar toda e qualquer dúvida que você tenha;
- Ler os contratos de alugueis até a última linha;
- Comparar preços;
- Pedir fotos do local para o proprietário ou até mesmo um tour pelo Skype;
- Informar-se sobre a vizinhança;
- Ler as regras dos condomínio, caso seja um apartamento;
- Verificar se você terá que fazer qualquer depósito adiantado para reservar o aluguel e se será reembolsado com o fim do contrato;
- Checar como deverá ser pago o aluguel;
- Pedir informações sobre a segurança do local – fechaduras, chaves, alarmes, etc.;
- Verificar se a propriedade é mobiliada e quais móveis você terá de providenciar;
- Se a propriedade for compartilhada entre mais pessoas, checar as regras da casa e quais serão suas responsabilidades, além da sua parcela no valor do aluguel.
Caso o seu interesse seja por uma homestay, você deve checar se:
- O valor inclui refeições? Quais?
- Quantas pessoas moram na casa?
- Você fará as refeições com a família?
- Você terá um quarto e banheiro particulares?
- A casa tem bichos de estimação?
- O valor inclui a limpeza de meus cômodos?
- A família estipula um horário máximo para voltar para casa à noite (chamado de curfew)?
- A família permite que você receba visitas na casa?
- Você terá uma chave da casa?
Este tipo de decisão exige muita pesquisa e cautela antes de fechar qualquer negócio! O ideal é começar a procurar por um lugar com no mínimo três meses antes da sua viagem. A medida que o início das aulas se aproxima, as opções vão diminuindo.
4. Sites e redes sociais
Existem vários sites e redes sociais especializadas na divulgação de vagas e imóveis para alugar em qualquer destino de estudo.
Alguns exemplos:
As redes sociais e blogs das universidades também são excelentes fontes para encontrar anúncios de vagas e discussões sobre acomodações que podem guiar a sua pesquisa.
O mais importante é prezar sempre pela sua segurança. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas, fazer perguntas, questionar qualquer informação duvidosa e certificar-se de todos os detalhes antes de decidir-se. Uma busca minuciosa e bem feita é o melhor caminho para encontrar o seu lar longe de casa!