Você está considerando estudar sua graduação ou pós-graduação em outro país para aprimorar seu currículo, mas de repente você está invadido com milhares de perguntas. A primeira, é claro: serei um bom candidato para ir ao exterior para viver essa experiência? Não se apresse na resposta porque você não vai encontrá-la facilmente. Então, aqui iremos esclarecer um pouco o panorama.
Estudar no exterior requer completar uma importante quantidade de papelada, requisitos e coleções. Nesse sentido, o principal quesito será definir para qual país você é o melhor candidato. Para saber mais sobre isso, você pode pesquisar se eles solicitam um visto para sua nacionalidade, se eles tem algum acordo com o seu país, qual é a melhor rota para chegar lá, etc.
Então, é importante que você localize a instituição que tem o curso que deseja estudar. Desta forma, você pode iniciar mais dois processos: a preparação da papelada solicitada e opções de bolsas e financiamentos.
Por outro lado, também é aconselhável investigar em grupos ou comunidades na Internet como é o estilo de vida nesse país, quais costumes são diferentes dos seus, que conselhos podem dar outras pessoas de sua nacionalidade que vivem lá, etc. Isso reduzirá sua ansiedade e ajudará você a se preparar melhor.
Nesta fase, é normal ter medo da possibilidade de fazer seus estudos longe de casa. Na sua mente, surgirá questões como: como será o lugar onde eu estarei? como eu sei se eu vou gostar da universidade? meus professores serão bons? é seguro o lugar onde eu estarei durante a minha estadia? Mas não se desanime.
Um elemento que nem todos consideram, embora seja importante é o seguro de saúde. Se você pode ter esse apoio, provavelmente você estará muito mais tranquilo em ir para outro país por um longo período de tempo. Além disso, existem universidades que o solicitam. Investigue quais tipos de seguro são as alternativas para o local onde você estuda e, antes de viajar, pergunte se este requisito é indispensável ou você o fará de forma preventiva.
No que diz respeito ao idioma, se você for para um país diferente da sua língua nativa, é provável que seja solicitado um certificado oficial da língua, ou você terá que passar por uma série de testes ou entrevistas. Você deve ter em mente que você precisará preparar-se com bastante antecedência. Dependendo do tempo e nível de estudos, irão ser solicitados diferentes níveis do idioma.
Para terminar de embalar sua mala de expectativas, há dois elementos que você deve considerar. Se você vai estudar um curso de pós-graduação, é importante que você prepare e atualize seu currículo. Na Europa, por exemplo, você pode usar o modelo Europass CV, que é conhecido na maioria das instituições europeias. Na internet você pode encontrar diferentes formatos, dependendo do seu caso, e em outros espaços você pode encontrar outras dicas úteis.
Da mesma forma, sempre serão necessárias cartas de recomendação. Tenha em mente que você precisa pedir com tempo suficiente, porque elas dependem de outra pessoa e você não quer que isso seja uma inconveniência. É aconselhável dizer-lhes o motivo do processo e quais os aspectos que mais lhe interessam para que sejam destacados.
Um elemento que irá tirar muitas dúvidas são os panfletos da universidade. Portais como o Hotcourses os põem à disposição a todos para que explorem todas as possibilidades de instituições no exterior e ter o contato em mãos para iniciar seu processo.
Se essas dicas esclareceram seu panorama, você já sabe com mais certeza se você é um bom candidato para estudar no exterior. Enquanto você se prepara, te convidamos a viver a experiência completa e aproveitar para conhecer seu próximo destino, primeiro através da Internet, para reduzir a incerteza e programar melhor sua viagem.