A PolyU cuida bem dos estudantes internacionais que estão em busca de experiências culturais e oportunidades de aprendizado em Hong Kong.
Quando a estudante Pham Ngoc Mau Tam chegou em Hong Kong, uma das áreas autônomas da China, para estudar na Universidade Politécnica de Hong Kong (PolyU), em setembro de 2019, ela se sentiu perdida e sozinha.
A jovem de 19 anos quase arrumou as malas e voltou para casa, no Vietnã, país do Sudeste Asiático, situado no Mar da China. Mas um encontro casual com colegas no campus da universidade a fez mudar de ideia.
Ela lembra que foi um encontro inesperado: “Um grupo de estudantes estavam promovendo atividades extracurriculares que estavam organizando. Eles começaram a me perguntar como eu estava lidando com a vida universitária nesse tempo em Hong Kong - eles até me passaram seus contatos para que eu pudesse conversar e pedir ajuda se precisasse de amizade e apoio."
Mesmo no caso de encontros rápidos, como foi com Pham, as palavras gentis e de apoio dos colegas significam muito para um calouro que veio de outro país.
Ela se sentiu mais confortável e integrada através do programa de orientação de calouros da PolyU, bem como através de iniciativas como o programa Host Family - no qual o intercambista se junta a famílias anfitriãs eventualmente para vivenciar a vida familiar, as ideias de costumes e valores do local - além de outras atividades. Sua família anfitriã a levou para passear em atrações turísticas de Hong Kong durante o Festival de Meados do Outono e no Ano Novo Lunar.
Em uma das atividades, ela mostrou a culinária do seu país através de uma mini oficina que realizou - aumentando sua rede de contatos e desfrutando dos pratos caseiros com seus novos amigos.
Pham decidiu buscar seu diploma universitário no exterior após sua experiência no ensino médio como estudante internacional. Ela escolheu a Universidade Politécnica de Hong Kong porque oferecia a melhor bolsa de estudos entre suas outras opções. Como sempre foi muito estudiosa, ela conseguiu a bolsa - hoje suas mensalidades estão totalmente pagas.
A boa classificação da PolyU frente a outros institutos de primeira classe do mundo, juntamente com métodos de ensino verificados, também a conquistaram.
Apesar de estar em outro país, estudar na PolyU, em Hong Kong, não trouxe uma grande mudança cultural drástica para Pham, justamente por estar na Ásia. Os custos de vida são muito mais econômicos em comparação com outros países que oferecem a mesma experiência, ela relata.
Caminho para o sucesso
PHAM NGOC MAU TAM - Pham (em pé na direita) com sua família anfitriã de Hong Kong e amigos comemorando o Festival de Meados do Outono.
Na opinião da intercambista, a PolyU oferece um ambiente competitivo na medida certa - não é algo estressante para os alunos. "A PolyU combina comigo de muitas maneiras. Aqui, tenho muitas oportunidades para desenvolver minhas habilidades de liderança e disciplina que me preparam para minha futura carreira”, explica.
"Só preciso focar nos meus estudos, tomando as decisões necessárias só quando as oportunidades se apresentam. Há oportunidades para alunos com diferentes pontos fortes e formação”, completa Pham.
Estudante do segundo ano em Biologia Aplicada com Biotecnologia, Pham participou de um programa de mentoria oferecido pela Sociedade de Ciências da Vida de Hong Kong para obter insights mais práticos sobre sua área. O Conselho de Emprego da PolyU também traz uma lista de oportunidades de trabalho remunerado disponíveis para o programa de Educação Integrada de Trabalho obrigatório da escola, observa.
Sua faculdade - a Faculdade de Ciências Aplicadas e Têxteis - também oferece programas específicos. O estágio de pesquisa de Verão, por exemplo, é feito em parceria com universidades renomadas em todo mundo, como Havard, McGill, Universidade Nacional de Cingapura e Universidade de Tóquio.
Além das suas matérias obrigatórias, Pham também participou do "The Evolution of World Cuisine" (A Evolução da Cozinha Mundial), um curso da faculdade de Hotel e Turismo da PolyU (PolyU School of Hotel and Tourism Management's Hotel) para aulas de culinária.
Ela retornou ao Vietnã em novembro de 2019, mas suas aulas na Universidade Politécnica de Hong Kong continuaram de forma virtual, com atividades online. Para estudantes internacionais que optaram por permanecer em Hong Kong durante a pandemia, a PolyU criou uma força-tarefa, além de uma estação de primeiros socorros e uma clínica temporária, pensando na saúde e segurança dos universitários.
Pham conta que é muito grata pelo trabalho árduo dos professores para garantir que seus estudos não fossem interrompidos. O corpo docente foi além do seu dever, oferecendo ajuda psicológica e apoio emocional durante o período de aprendizagem remota dos alunos.
Um lugar para chamar de casa
PHAM NGOC MAU TAM - Para orientar outros estudantes internacionais que estão se candidatando à PolyU, Pham se inscreveu como PolyU Attaché e hoje é embaixadora estudantil, trabalhando com o Escritório global de Engajamento da universidade.
Ela conta que sente muitas saudades de Hong Kong. É como se as pessoas de lá fossem "membros da família que estão por perto para proteger, cuidar e amá-la da maneira mais natural". Por isso, planeja voltar para Hong Kong em janeiro, quando seu próximo semestre começar.
Apesar de considerar Hong Kong sua casa, Pham não esquece o quão perdida se sentiu no início. Pensando nisso, ela se inscreveu como PolyU Attaché e hoje é embaixadora da escola, atuando como uma ponte entre o Escritório de Engajamento Global da universidade e estudantes atuais, além de potenciais intercambistas em seus países de origem, para dar suporte aos alunos e para que não se sintam como ela se sentiu.
Como aluna embaixadora, ela ajuda os alunos informando mais sobre a PolyU, que está entre as 100 melhores universidades do QS World University Rankings 2020. Também compartilha informações sobre os programas obrigatórios de Educação Integrada ao Trabalho e Aprendizagem de Serviços, bem como cursos oferecidos através do Programa de Liderança da PolyU e oportunidades globais de aprendizagem.
Embora alguns desses programas tenham sido suspensos por causa da covid-19, Pham está ansiosa por sua viagem de Aprendizagem de Serviços e outras oportunidades de intercâmbio no exterior quando essa crise acabar.
Como ocorreu com centenas de milhões de estudantes em todo o mundo, as aulas de Pham foram interrompidas este ano pela pandemia. Mas ela continua positiva sobre o futuro. "Pretendo ser mais proativa no próximo semestre para buscar conselhos profissionais e acadêmicos do meu orientador, bem como a ajuda profissional do escritório da PolyU. Seria um desperdício não utilizar todas essas oportunidades e recursos disponíveis - quero aproveitar ao máximo meu tempo universitário em um lugar tão incrível como a PolyU”, pontua.
Quer ser estudante da PolyU? As inscrições para o processo seletivo de 2021/2022 estão abertas. Inscreva-se aqui ou, para saber mais com informações atualizadas toda semana, consulte aqui e aqui. Se você quer manter contato direto com a Universidade Politécnica de Hong Kong e tirar suas dúvidas, basta preencher este formulário.