Vai para Vancouver? Confira dicas de atrações turísticas gratuitas da cidade

Para muitos Vancouver é a cidade dos sonhos. A cidade é conhecida pela sua qualidade de vida, transporte público eficiente, custo de vida baixo, comparado a outras cidades canadenses e da América do Norte, além dos seus inúmeros jardins e parques, que tornam a cidade ainda mais atrativa para os turistas e intercambistas que chegam de todos os lugares.

Para aqueles que desejam conhecer a cidade da costa Oeste do Canadá, ela ainda conta com florestas, praias, lagos, montanhas, além de lugares agitados e de uma gastronomia diversa. O melhor disso, é que todas essas opções possibilitam aproveitar ainda mais Vancouver sem gastar muito.

Apresentamos neste texto alguns lugares gratuitos, em Vancouver, para que possa desfrutar melhor a cidade, gastando pouco e se divertindo muito durante a viagem, com amigos, família ou até mesmo sozinho. Vamos lá?!

Stanley Park

A primeira parada que o turista ou intercambista deve fazer em Vancouver é no Stanley Park. Na cidade existem inúmeros parques presentes em várias regiões, no entanto o mais conhecido e maior é o Stanley Park. O parque conta com uma área de aproximadamente 400 hectares e é 10% maior que o Central Park, localizado em Nova York.

O Stanley Park é um dos pontos turísticos e um dos parques mais importantes do mundo, de acordo com pesquisa feita pelo TripAdvisor, em 2016. Isso se dá pelas diversas atrações que se encontram no local: passeios de bicicleta, que podem ser alugadas nas lojas; piqueniques; caminhada a beira mar, além de ser o local escolhido para sediar festivais durante o verão.

Se acha que as atrações e possibilidades desse enorme parque acabam apenas nas opções citadas acima, está enganado. O Stanley Park ainda tem 22 monumentos históricos, quadras de tênis, golfe, cricket e vôlei. O parque também conta com algumas opções para se alimentar, como cafés, restaurantes e, ainda, é possível encontrar praias e uma paisagem de tirar o folego.

O melhor é que para aproveitar o parque não é preciso pagar um centavo. Claro que para ter acesso a algumas opções que estão dentro do Stanley será preciso desembolsar um valor, mas nada que seja exorbitante. Aqui vai uma lista de lugares para aproveitar melhor o parque: Vancouver Rowing Club; Totem Poles Concession; Brockton Point Lighthouse; Girl in a Wetsuit; Lions Gate Bridge; Siwash Rock; Third Beach; Lost Lagoon e English Bay.

 Vai para Vancouver? Confira dicas de atrações turísticas gratuitas da cidade

English Bay

A praia mais famosa de Vancouver, sem dúvida, é a English Bay. Localizada no Stanley Park, a praia também é conhecida como First Beach e é um ótimo lugar para passar o fim de tarde. É nesse lugar onde se encontra um dos pores do sol mais bonitos de todo o Canadá.

O sol se põe no horizonte da praia e reflete no mar, o que torna tudo mais lindo juntamente com todo o cenário do lugar. Por isso, nos meses mais quentes o local é bem concorrido, já que todos querem aproveitar um pouquinho desse momento.

Para se ter uma ideia, a famosa praia reúne muita gente, tanto que, há alguns anos, a prefeitura colocou troncos de árvores na areia para que o público pudesse sentar-se para admirar a beleza do local. Vale ressaltar que no verão o pôr do sol acontece por volta das 21 horas.

Para aqueles que gostam de uma boa pedalada, ainda é possível fazer um passeio de bicicleta pela ciclovia que fica às margens da praia e conhecer a Second Beach e a Third Beach.

Normalmente, entre os meses de maio e setembro ocorrem muitas atrações na praia, como stand up paddle, que podem ser alugados, caiaque, fazer aulas de natação e até mesmo jogar um bom vôlei. Já para aqueles que gostam de apreciar com um pouco mais de conforto, com direito a comida e bebida, existem alguns restaurantes de frente para o mar. É só sentar e aproveitar.

 Vai para Vancouver? Confira dicas de atrações turísticas gratuitas da cidade

Granville Island

Outro lugar incrível para se conhecer e que não será preciso pagar para entrar é a Granville Island, uma ilha em Vancouver onde muitos canadenses se reúnem, além de ser um ponto turístico incrível. No local é possível fazer aquela parada para um lanche, fazer compras, adquirir produtos frescos no mercado e provar a melhor cerveja da cidade.

Granville Island está localizada em False Creek e para chegar até lá é bem fácil, é só usar o transporte público da cidade ou fazer a travessia em um barco. O local tem um cenário lindo e encantador, com casinhas flutuantes que ficam espalhadas pela ilha, dando um charme único ao lugar.

Ao longo da ilha existem várias galerias de lojas, que vendem todos os tipos de produtos, como artigos esportivos, acessórios, roupas, bebidas, livros, presentes, esculturas e quadros, além de muitas outras coisas. Uma das galerias mais frequentadas é a The Net Loft.

Gastown Vancouver Steam Clock

Lugares interessantes para visitar em Vancouver é o que não falta. Gastown, por exemplo, é a região mais antiga da cidade e foi o primeiro bairro de Vancouver. O cenário da região é único, com antigas casas vitorianas que abrigam diversas lojas e restaurantes.

Na região estão prédios antigos, lâmpadas vintage e o Steam Clock, que compõem um visual bem típico e singular. Em sua história, pouco antes da década de 70, Gastown recebeu uma reforma e em 1977 boa parte já tinha sido feita. Como forma de chamar a atenção das pessoas para a região, os donos das lojas locais se uniram e financiaram o relógio, formando, então, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

O vapor que sai do Steam Clock faz uma referência ao passado industrial, considerando que os canos de vapor já faziam parte do maquinário subterrâneo.

 Vai para Vancouver? Confira dicas de atrações turísticas gratuitas da cidade

Queen Elizabeth Park

Depois do Stanley Park, O Queen Elizabeth Park é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, pois é o ponto mais alto de Vancouver. Localizado a 152 metros acima do nível do mar, o parque possui alguns dos jardins mais belos e bem conservados do mundo.

Além dos jardins e lugares maravilhosos, o parque ainda conta com uma grande diversidade de atrações culturais e naturais. A infraestrutura do parque é muito boa e lá se encontram lagos, piscinas, tirolesa, quadra de tênis e basquete, pista de boliche à céu aberto, ciclovia e espaço para piquenique.

O parque é uma atração para todo o ano, pois suas cores e paisagens se destacam deixando um visual incrível. Por isso, o Queen Elizabeth Park é um daqueles lugares que não se pode deixar de visitar quando se está em Vancouver.

Leia mais:

5 destinos baratos para fazer intercâmbio

Saiba 5 das melhores cidades para fazer intercâmbio estudantil

Montreal: saiba como é viver em uma das cidades mais importantes do Canadá

Como economizar para fazer intercâmbio? Veja 5 dicas