Com uma geografia variada e fascinante, o Chile é um país próspero e possui um sistema educacional distinto com excelentes universidades, incluindo algumas das melhores do continente. As taxas de emprego são altas no Chile, com muitas vagas qualificadas disponíveis para potenciais graduados. Nos últimos anos, o Chile desfrutou de estabilidade política e econômica e ainda o custo de vida por lá é bastante razoável.

Então, por que visitar um monte de países diferentes quando você pode encontrar tudo em um só lugar? O Chile realmente tem de tudo. Vulcões, vales, desertos, a Cordilheira dos Andes, a costa preservada do Pacífico, a Patagônia, a Ilha de Páscoa e outras áreas que oferecem atividades como caminhadas, esqui, natação, surfe e equitação.

Assim como as paisagens do Chile são variadas, também são os programas disponíveis para estudar lá.

Vamos explorar o Chile

Rios de gelo, lagos de fogo e terras exuberantes até onde os olhos podem ver. E além disso tudo, há muitas opções para uma excelente educação. O Chile é um país impressionante, composto por praias, ilhas maravilhosas e incríveis cordilheiras andinas, oferecendo mais de 2.500 quilômetros de beleza do Pacífico.

O Chile tem um clima verdadeiramente diversificado. Em geral, é mais típico dos países do Mediterrâneo do que o resto da América do Sul, com invernos suaves, pouca chuva e menos umidade do que grande parte do Brasil e da Argentina.

O deserto árido e seco do Atacama, no norte do Chile, é rico em recursos, como o cobre. A zona central é a mais populosa, com cidades como a capital Santiago. A produtividade econômica do centro é complementada pelo clima mediterrâneo. O sul do Chile é rico em florestas e fazendas, com vulcões e lagos espalhados pela região. A costa sul é verdadeiramente uma terra de aventuras, um labirinto de fiordes, enseadas, canais, penínsulas e ilhas.

Mas o Chile não é simplesmente uma lista de características geográficas. É também o lar de muitos lugares excepcionais de aprendizado. Vamos tentar entender o Chile um pouco mais e ver se ele pode ser o destino de estudo perfeito para você.

Existem cerca de 25 universidades estaduais no Chile, bem como um número crescente de instituições privadas. Muitas das universidades do Chile estão localizadas em Santiago, a capital, que inclui duas das mais prestigiadas do continente: a Universidade do Chile e a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Santiago

A capital do Chile se esconde em um vale entre as belas montanhas dos Andes. Santiago é repleta de comodidades e conveniências modernas, arranha-céus e edifícios coloniais, ruas barulhentas e parques tranquilos, lojas sofisticadas e mercados movimentados. Você será surpreendido pela dicotomia de um país que entrelaça os elementos imutáveis de seu passado com seu presente dinâmico. Santiago serve não apenas como chefe administrativa do país, mas também como centro cultural, comercial e educacional da nação.

Santiago também é o paraíso dos estudantes. Passeie pelos bairros com uma forte cultura dos cafés e uma vibe boêmia, nas regiões de festas onde a música nunca dorme ou ainda no distrito financeiro de Sanhattan e visite o topo do edifício mais alto da América do Sul.

Em um dia claro de céu azul, você ficará maravilhado com a paisagem deslumbrante que cerca a capital do Chile. A Cordilheira dos Andes percorre o céu a leste e a Cordilheira Costeira do Chile se eleva para o oeste. As duas formam um ninho entre elas, onde está a cidade de Santiago do Chile contente.

A cidade em si é verde e vibrante, com uma bela coleção de arquitetura e energia inesquecível. A metrópole acelerada de sete milhões de pessoas tem multidões de santiaguenses em constante movimento pelas ruas estreitas repletas de carrinhos de frutas, bancas de jornais, cafés e vendedores de tudo, dos cabides aos DVDs.

Santiago também abriga muitas das universidades do país, incluindo a Universidade do Chile, a Pontifícia Universidade Católica do Chile e a Universidade Tecnológica do Chile INACAP. A Universidade do Chile e a Pontifícia Universidade Católica do Chile estão entre as universidades mais respeitadas da América Latina. Você também deve considerar a Universidade de Santiago do Chile e, a apenas 20 minutos a leste do centro da cidade de carro, a Universidade Adolfo Ibanez.

Além disso, Santiago desfruta de uma forte infra-estrutura de transporte e baixas taxas de criminalidade, assim como muitas opções culturais como museus, murais e galerias de arte, sem mencionar a notável arquitetura da cidade.

Viña del Mar

Embora Santiago possa ser a escolha óbvia para alguém que embarca em uma experiência de estudo no Chile, outros podem achar que as cidades menores de Valparaíso ou Vina del Mar são mais adequadas.

Logo na costa do Pacífico, a Garden City é o centro turístico do Chile. Seus jardins e praias são alguns dos melhores que você pode encontrar nas Américas, cumprindo adequadamente sua tradução de Vinha à Beira-Mar.

Localizada fora da região de crescente produção de vinhos do Chile, esta cidade tem um clima único compartilhado por poucas cidades do planeta (sendo a mais próxima São Francisco, nos EUA). Faça viagens curtas para a vizinha cidade boêmia de Valparaíso, explore as amplas opções de restaurantes e casas noturnas de lá, ou participe dos festivais anuais de filmes ou músicas. A universidade mais conhecida da região é a Universidade de Viña del Mar.

Valparaíso

Também conhecida como "Valpo", a cidade de Valparaíso fica a duas horas de carro a noroeste da capital, ao longo das baías costeiras do centro do Chile.

Uma cidade um tanto incomum, Valparaíso é fortemente influenciada por seus marinheiros e estivadores, embora a cidade seja mais do que apenas seu porto. Com duas universidades classificadas internacionalmente, a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso e a Universidade Técnica Federico Santa María, a cidade representa um importante centro de educação.

Aqueles com um gosto pela beleza histórica e natural encontrarão muito para explorar por lá. Casas vibrantes se espalham pelo labirinto ao longo das colinas que circundam as baías, o que muitas vezes exige que o sistema de elevadores da cidade seja acessado.

Valdivia

Localizada na confluência dos rios Cau Cau, Calle Calle e Cruces, Valdivia é particularmente cênica, mesmo para os padrões do Chile. É o lar da Universidad Austral de Chile e, portanto, a cidade mais meridional do país a apresentar uma universidade de nível internacional.

Como uma cidade universitária, Valdivia oferece uma forte cena artística, bem como alojamentos e restaurantes altamente acessíveis.

Concepción

Ao sul da capital está a cidade de Concepción, localizada na margem norte do rio Biobío.

"Conce" continua a ser uma parte importante da economia do Chile, devido ao seu porto, indústria manufatureira, depósitos de carvão e universidades - uma das quais, a Universidad de Concepción, é frequentemente apresentada em rankings mundiais. Atrações em Concepción incluem a Reserva Nacional Nonguén, que possui quilômetros de floresta estacional decidual da América do Sul.

Pesquise locais diferentes para determinar qual seria a melhor opção para o seu estudo ideal no exterior. Independentemente de onde você estará, não deixe de conferir toda a costa estendida do Chile. A melhor maneira de viajar pelo Chile é de ônibus - perfeita para um orçamento estudantil!

Compreendendo o Chile

Idioma: Como a língua oficial do país é o espanhol, muitos estudantes de idiomas se reúnem aqui para mergulhar ainda mais em um ambiente de língua espanhola. Iniciantes e estudantes avançados irão colher os benefícios de viver no Chile.

No entanto, o espanhol chileno é fundamentalmente diferente do espanhol padrão em um determinado nível, e você pode descobrir que o espanhol chileno pode ser estranhamente desconhecido. Porém não se desespere, já que o discurso rápido e os sotaques interessantes dos chilenos acabarão soando confortáveis com o passar do tempo!

Arte e Cultura: Junte-se a grandes pensadores como Gabriela Mistral e Pablo Neruda enquanto você explora e aprecia este lindo país.

Não só a capital do Chile tem um incrível conjunto de museus como Bellas Artes e o Pre-Columbian, mas também tem uma vibrante cena de arte de rua com novos murais e pichações, além de eventos como os do Teatro Coletivo Mamut.

Hospedagem: Organize sua acomodação antes de chegar ao Chile - mas não se preocupe, pois a maioria das empresas de estudo no exterior organizará esse componente de sua experiência de estudo no exterior por um custo adicional. O lugar que você decidir fazer a sua "casa longe de casa" influenciará muito a sua experiência de estudo no exterior.

Como o Chile atrai estudantes internacionais de todo o mundo, uma ótima opção para integração cultural pode ser morar diretamente em um dormitório universitário. Outros programas podem organizar e fornecer acomodações especificamente para participantes do programa em alojamentos independentes ou homestays. Conheça as opções e selecione o melhor para você!

Sorvete: Lugares como Emporio la Rosa e Bravissimo podem se tornar um dos cantos favoritos do mundo para o estrangeiro em Santiago. Com sabores como nueces (nozes), miel (mel) e manjar, você não vai querer voltar para casa.

Atividades: Os custos gerais de diferentes programas de intercâmbio podem ou não incluir atividades culturais adicionais ou pequenas excursões. Alguns alunos preferem programas que organizam essas atividades para eles, confiando no conhecimento da organização para levá-los aos os melhores pontos turísticos. Para outros estudantes, a emoção de puxar o guia e criar sua própria aventura é mais emocionante.

Costumes: O Chile é conhecido como um país "mestiço", o que significa que a maioria de seus moradores é de ascendência mista de povos europeus e indígenas. Veja como as culturas continuam a se fundir nesses legados sempre presentes do passado do Chile.

E quem pode resistir a uma celebração do Dia da Independência que dura uma semana? Os chilenos celebram no dia 18 de setembro, o dia da independência, organizando uma semana de feiras de rua,  chamadas de fonda, onde você pode se divertir com jogos, comer muitas comidas típicas e assistir à Cueca, a dança nacional do Chile.

Após a fonda, você provavelmente irá para uma festa na casa de alguém que irá durar até o sol nascer. Depois, você vai para sua casa dormir e se levantar para começar tudo de novo.

Economia e governo: a economia estável do Chile e o governo fazem dela uma boa escolha para viajantes individuais, especialmente mulheres que querem se mudar sozinhas. Certamente, existem áreas perigosas em qualquer país, e o Chile não é exceção, mas uma menina sozinha pode se dar muito bem por lá.

Temperatura: Os Andes descem o lado leste do Chile e abrigam algumas das melhores estações de esqui do mundo. De Santiago, você pode fazer uma viagem de fim de semana a Portillo, o local de prática para muitos esquiadores profissionais.

Duas horas a oeste de Santiago estão algumas praias. Existem alguns dos maiores e mais desertos pontos para o surfe em toda a costa do Pacífico, bem como tranquilas cidades de praia.

E agora?

Se você está considerando estudar no Chile, não deixe de conferir recursos como o Learn Chile online, que pode ser muito útil na sua busca do melhor lugar para estudar nesse país.