5 dicas de lugares para fazer intercâmbio na Europa

Muitos brasileiros sonham em estudar fora do país para aprender ou aprimorar um novo idioma, fazer uma graduação, mestrado ou doutorado. Além dessas opções, muitas pessoas também buscam por cursos de curta temporada, como de negócios, entre outras inúmeras possibilidades que podem impulsionar o currículo de qualquer pessoa.

Apesar de ser um sonho de muitos brasileiros, um dos primeiros problemas que surgem para os futuros intercambistas é não saber para qual destino ir, como escolher o local ideal e o curso correto para viver uma boa experiência internacional.

De acordo com pesquisa feita pela Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio) os cursos mais procurados ainda são os de idiomas e os locais que mais recebe alunos internacionais todos os anos são o Canadá, que está em primeiro lugar, com (23%), logo em seguida os Estados Unidos (21,6%), depois o Reino Unido (10,2%), a Nova Zelândia (6,9%) e Irlanda (6,5%).

Para ajudar na sua escolha de lugares incríveis para realizar seu sonho de fazer um intercâmbio, apresentamos neste texto cinco destinos europeus que são ótimas opções para quem deseja ter uma experiência internacional incrível e dar aquele “up” no currículo profissional.

Irlanda

Para começarmos essa lista apresentamos um dos países com índice de segurança alto e qualidade de vida invejável, a Irlanda. Esse destino é uma ótima opção para quem busca um curso de inglês e tem chamado a atenção de muitos brasileiros. A maior vantagem de estudar neste país é que, além de aprender o idioma, o intercambista ainda consegue trabalhar legalmente durante o tempo do curso.

Irlanda


Vale destacar que por atrair milhares de alunos estrangeiros, as escolas da Irlanda são conhecidas por sua competência em atender a todos os tipos de interesse e objetivo. Neste caso, o intercambista pode optar por cursos de curta ou longa duração, período integral ou meio período, intensivos, cursos de verão ou de férias etc.

Normalmente, os valores dos cursos, a localização, número de estudantes por sala, atividades extracurriculares disponíveis, materiais e recursos podem variar de acordo com o que a instituição oferece.

Para os interessados em estudar no país, além dos documentos exigidos, o intercambista precisa comprovar estar de posse de 3 mil euros para que possa se sustentar durante o intercâmbio. Além disso, no momento da entrada no país, precisa mostrar o comprovante de matrícula no curso escolhido, junto com o seguro de saúde, carta da escola e passagem de volta.

Malta

Os brasileiros estão cada vez mais buscando oportunidades para estudar, em outro país e uma das escolhas dos conterrâneos é a bela Malta, um arquipélago com um cenário paradisíaco, que conta com um espetáculo de belas paisagens. Esta é aquela opção de destino para quem não gosta muito de frio.

Malta


A procura pelo arquipélago se dá por ser um lugar lindo e com baixo custo de vida, onde estão algumas das melhores escolas de inglês da Europa, por isso, é o destino escolhido para quem deseja aprimorar o idioma e aproveitar bastante o intercâmbio.

É preciso destacar, para quem tiver interesse em tirar o visto de estudante, que este é necessário apenas para aqueles que irão passar mais de 90 dias em algum curso no país. Neste caso, a instituição de ensino é quem fornece as informações necessárias para estender o prazo. Já se o curso for de curta duração, menor que 90 dias, não é necessário tirar o visto de estudante. 

Para entrada no país, os documentos são os mesmos solicitados para a Irlanda, No entanto a quantia a ser apresentada na imigração é um pouco maior. São 48 euros por dia para quem não tiver hospedagem garantida e 25 euros diários para quem tiver. Fique atento.

Espanha

A Espanha, com todas as suas cidades lindas e únicas é um paraíso para os estudantes que buscam oportunidade de estudar fora do seu país de origem, pois é um país em constante inovação: de culinária espetacular; dono das mais belas praias, como a famosa Ibiza; de boas escolas e universidades, além de ter um povo acolhedor.

España


Se busca fazer intercâmbio para aprender outros idiomas, como espanhol ou inglês, a Espanha pode ser uma ótima opção para ter essa experiência enriquecedora. há cursos curtos, intensivos, a partir de 68 euros. Os que estiverem fazendo um curso de longa duração têm o direito a um visto de trabalho enquanto estiverem estudando.

Cidades como Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha e Salamanca são os locais que mais recebem estudantes do mundo inteiro e, também, os brasileiros que buscam estudar em terras espanholas. Cursos de idioma, graduação, mestrados, doutorados, entre outros, são oferecidos nas muitas instituições do país.  Vale ressaltar que todos esses cursos são conhecidos pela qualidade de sua educação.

Portugal

Da Europa, Portugal é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros, quando se trata de intercâmbio para ter a experiência de vivenciar outra cultura, aprender novos costumes e enriquecer o currículo. Um dos principais motivos que contribui para a ida dos brasileiros para o país é o idioma ser parecido, além de muitas outras oportunidades e facilidades.

Portugal


Portugal apresenta muitos pontos positivos que atraem os intercambistas brasileiros, como qualidade de vida e de educação. Outro ponto positivo para os estudantes é poder entrar em alguma universidade utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, os estudantes brasileiros podem conseguir bolsas ou descontos no valor total dos cursos nas instituições do país.

Os interessados em estudar no país devem dar entrada no pedido do visto para Portugal ainda no Brasil. Vale destacar que para garantir que a solicitação seja aprovada é necessária uma justificativa plausível, como a matrícula em um curso do Ensino Superior, além disso, vai precisar apresentar a sua documentação acadêmica e profissional que deverá estar autenticada e certificada.

Inglaterra (Londres)

Londres, a capital da Inglaterra, é uma das melhores opções para quem busca realizar um intercâmbio estudantil, pois a cidade conta com duas universidades que estão no top 10 mundial, a University College London (UCL) em 7º lugar e a Imperial College London em 8º.

Inglaterra-Londres


No quesito educação, a capital inglesa ainda ganha destaque, pois além de ter excelentes universidades em suas terras, ela conta com mais de 17 centros acadêmicos bem posicionados no ranking mundial e uma excepcional infraestrutura para seus estudantes, como as bibliotecas, museus, a cena artística vibrante e muita história.

Para aqueles que estão em busca de aprender ou aprimorar o inglês, este é o fator número 1, pois é em terras inglesas que o estudante tem a oportunidade de aprender com os criadores do idioma. Lá o intercambista pode praticar a fluência na língua bem como a sua gramática.

Leia mais:

Dublin: capital da Irlanda é animada e tem boa qualidade de vida
5 destinos baratos para fazer intercâmbio
Morar em Londres: o que devo saber primeiro?
6 aplicativos de tradução para usar durante os primeiros dias de intercâmbio