Aveiro: 5 pontos turísticos da Veneza portuguesa para incluir no seu roteiro

Conhecida como “Veneza portuguesa”, Aveiro tem cerca de 70 mil habitantes, distribuídos por 14 freguesias, e é uma cidade ótima para quem ama museus e restaurantes. As praias também são uma atração à parte.
 
A localização privilegiada une as vantagens de uma cidade pequena com as de um centro urbano desenvolvido - a cidade do Noroeste continental da costa portuguesa é um dos principais centros urbanos do país. Aveiro também atrai turistas e portugueses por conta de sua arquitetura praiana.
  
A Veneza portuguesa possui diversos canais - através deles, aliás, é possível descobrir a cidade de moliceiro, barcos que antes eram usados para colher “moliço”, vegetação submersa na Ria. 
 
Aveiro tem ainda grande importância histórica, portuária e gastronômica. O seu Centro Histórico é riquíssimo - cheio de casas da época da Arte Nova. Vai passar por lá e ainda não preparou seu roteiro? Listamos cinco pontos turísticos que não podem faltar na sua lista. Vamos lá?

1) Ria de Aveiro

Você não pode deixar de conhecer a Ria de Aveiro. Esse acidente geológico foi gerado após um recuo do mar seguido de formação de cordões litorais, que originaram uma laguna. 
 
Por lá, a melhor opção é pegar um barco moliceiro e fazer um passeio guiado. Além do tour de barco, uma boa opção para conhecer o centro da cidade é alugar uma bicicleta ou ir à pé. Para quem optar pelos barquinhos, há diversos pontos de embarque: um próximo à Assembleia Municipal - prédio amarelo que parece estar flutuando; outro no Cais dos Moliceiros - próximo ao Jardim do Rossio; e um próximo à Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos e ao hotel Meliá.
 
O canal central passa através dos prédios históricos da cidade recobertos pelos tradicionais azulejos. Dos barquinhos, também dá para ver alguns do pontos da cidade, como as salinas da planície, a câmara municipal de Aveiro e o centro cultural (antiga olaria). Hoje, uma volta pelas bacias fluviais custa em média 10€ por passageiro.  

2) Museu de Aveiro e Museu de Arte Nova

Museu de Aveiro e Museu de Arte Nova

Os museus da cidade são boas opções culturais e podem ser passeios interessantes ainda para dias de chuva. Indicamos o Museu de Arte Nova e o Museu da Cidade de Aveiro. São praticamente vizinhos, na Rua Dr. Barbosa de Magalhães. 

O primeiro, que foca no edifício Casa do Major Pessoa, se destaca por ter um centro informativo dos edifícios Art Nouveau espalhados pela cidade. Mostra a história por trás dessa tradição, além de convidar as pessoas a iniciarem um percurso pela cidade, passando pelos edifícios históricos mais emblemáticos do estilo.

Já o Mosteiro de Jesus (1465–1874), atual Museu de Aveiro, tem coleções de obras de arte e exposições temporárias. Há pinturas, esculturas, talhas, itens de azulejaria, ourivesaria, mobiliário e paramentaria. A maior parte dos itens tem temática ou função sacra. É lá onde está sepultada Santa Joana Princesa, filha do rei D. Afonso V. Por ali, também é possível visitar gratuitamente a Igreja de Santa Joana, que mistura a construção antiga com um órgão moderno.

3) Parque Infante Dom Pedro

Parque Infante Dom Pedro

O Parque Infante Dom Pedro, também conhecido como Parque da Cidade de Aveiro, é um dos lugares mais calmos e belos da cidade. Fica ao lado do Convento de Santo Antônio, no Largo de Santo Antônio, em uma antiga propriedade dos frades franciscanos.

Lá, você vai encontrar uma imensa diversidade de flora e fauna nativa, que formam o cenário perfeito para relaxar. Os principais elementos deste parque são um corredor cheio de árvores tílias, o seu coreto em ferro e os românticos recantos junto de pontes e árvores centenárias.

Dentre os principais pontos do parque estão a Casa de Chá e a biblioteca, localizadas ao lado do lago. Também no Parque de Aveiro, você pode ir ao Café Parque, que tem uma esplanada e uma paisagem belíssima.

O Parque Infante Dom Pedro possui estacionamento próprio no exterior, além de mesas e bancos para que o visitante faça suas próprias reuniões e piqueniques. É uma ótima opção de passeio 0800 e ao ar livre!

4) Praia da Costa Nova

Praia da Costa Nova

Uma das paradas obrigatórias para quem visita o distrito de Aveiro é a sub região de Ílhavo, que fica a cerca de 10 km do Centro Histórico da cidade. Essa área fica já no limite com o Oceano Atlântico e é conhecida pela praia da Barra e da Costa Nova. 
 
Na Praia da Costa Nova, você vai poder fotografar as casinhas listradas, antigos armazéns dos pescadores da região, que eram feitas de madeira. As pinturas geométricas das fachadas dos chamados “palheiros” são a principal atração do local. 
 
Os palheiros eram construídos com simplicidade, com o revestimento de madeira pintada com listras coloridas horizontais. Com o passar dos anos, viraram “casa de veraneio” para as famílias dos pescadores e hoje são a verdadeira atração turística do vilarejo. O conjunto de casinhas coloridas super fotogênicas torna o passeio pelo calçadão encantador. 
 
Aproveite para ir em um dos cafés charmosos da Costa Nova e experimentar a Tripa Doce, um doce típico desta região de Aveiro.

5) Praia da Barra

Praia da Barra

Ainda em Ílhavo, você não pode deixar de passar pela Praia da Barra, local com ótima estrutura, restaurantes, bares, estacionamento e chuveiros gratuitos. O lugar atrai turistas e moradores locais principalmente durante o Verão por conta do areal branco, fino e extenso.

Além disso, a praia tem acessibilidade boa e fluída e um espaço propício para a prática de atividades como surf, bodyboard, kitesurf, vela e até mesmo pesca. A praia tem vários salva-vidas e possui a bandeira azul, um selo atribuído pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumprem um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio e sensibilização ambiental.

A Praia da Barra também abriga o farol mais alto de Portugal: o Farol de Aveiro ou da Barra. A construção foi feita entre 1885 e 1893, tem quase 300 degraus e conta com 62 metros de altura, oferecendo vistas panorâmicas da praia de tirar o fôlego. O Farol está entre os 26 maiores do mundo. Imperdível!

Leia mais:
Quer morar em Portugal? Conheça as 10 melhores empresas para trabalhar no país
Quer morar, estudar ou visitar Portugal? Conheça Aveiro, a Veneza portuguesa
Quer estudar ou morar fora? Veja 10 curiosidades sobre Portugal!
Pedaço de paraíso em Portugal: conheça as nove ilhas dos Açores
Estudar em Portugal: com o que devo me preocupar em primeiro lugar?

Ora pois! Gostou das dicas e informações e quer se manter mais informado sobre Portugal? Acesse o nosso site e aproveite a viagem.