Por que fazer intercâmbio na Inglaterra?

A “terra da rainha” é um dos destinos mais procurados por jovens do mundo inteiro para fazer intercambio e, claro, que os brasileiros não ficariam de fora. Os fatores que contribuem para a escolha pela Inglaterra são vários, como qualidade de vida, uma sociedade peculiar para nós brasileiros, já que se trata de um monarquia parlamentarista, a beleza natural das cidades e a vantagem de estudar no berço da língua inglesa.

Além dessas razões, existem muitas outras que ajudam aos intercambistas a optarem por cidades inglesas como destino para os estudos, por isso vamos apresentar alguns desses motivos para ajudar na sua escolha. Vamos lá?!

Inglês

Para aqueles que estão em busca de aprender ou aprimorar o inglês, este é o fator número 1, pois é em terras inglesas que o estudante tem a oportunidade de aprender com os criadores do idioma. Ainda no país, o intercambista pode praticar a fluência na língua bem como a sua gramática, além de descobrir as suas variações e sotaques.

Essas são algumas das vantagens para os estudantes brasileiros que demonstram interesse em aprender a língua inglesa em outro país. Além do aperfeiçoamento do inglês e consequentemente o domínio do idioma, é possível se preparar para testes como Cambridge e TOEFL, cursos técnicos em inglês em diversas áreas, como jurídico para advogados, por exemplo. 

Melhor ensino 

Ao falar em ensino na Inglaterra, certamente Londres, que é a capital do país, é uma das melhores cidades para estudar. Por sinal, o ensino é uma das indústrias do Reino Unido que gera um alto faturamento para a Inglaterra, sendo assim, os estudantes estrangeiros são muito bem recebidos no país.

Para muitos intercambistas que já foram a Inglaterra para estudar, este é um investimento vale cada centavo. No país, existem diversas instituições de ensino superior renomadas, quando se trata de cursos de graduação, pós graduação ou mestrado, como a University of Oxford e University of Cambridge, consideradas as melhores do mundo. 

Além das instituições de ensino superior, a Inglaterra ainda dispõe de excelentes escolas destinadas para estudar a língua nativa. Para se ter uma ideia mais precisa, das cinco melhores escolas de inglês do mundo, duas estão em terras inglesas. 

Qualidade de vida

Como dito anteriormente, um dos motivos que chamam atenção dos estudantes que querem ir para a Inglaterra é a qualidade de vida que o país possibilita aos seus cidadãos, como segurança pública, oferta de empregos e transportes público de qualidade, além do lazer disponível para todos. 

Obviamente que, assim como outros países, a Inglaterra tem suas desvantagens e problemas sociais, mas, quando colocados na balança para comparação, as vantagens estão bem a frente e faz a relação custo x benefício ser favorável para estudar e viver em alguma cidade inglesa. 

Transporte e locomoção com qualidade

Outro detalhe que contribui para a escolha da Inglaterra como destino dos intercambistas é o seu transporte eficiente e de qualidade. No país existem metrô e ônibus partindo para diversos lugares da cidade a todo instante. Por sinal, o transporte entre cidades dentro do país é bem fácil, visto que o transporte chega a várias regiões da Inglaterra. 

Ainda no quesito transporte, a Inglaterra é um exemplo positivo, pois é um país que possui uma grande malha rodoviária, sendo uma das maiores do mundo. Além disso, a Inglaterra está próxima de outros países o que possibilita aos estudantes que gostam de viajar, conhecer outros lugares como França, Escócia, Irlanda e Holanda. 

Pontos turísticos no país

Para aqueles que amam conhecer os pontos turísticos dos países, isso é o que não falta na Inglaterra. Em Londres, além do Palácio de Buckingham, residência oficial da Família Real e sede da monarquia, onde mora a rainha Elizabeth, ainda é possível conhecer o tão falado Big Ben, a Abadia de Westminster, a London Eye e parques famosos como o Hyde Park. 

Destaque ainda para a praias, como Bournemouth e Brighton, que em um dia de sol podem ser aproveitadas e, ainda como parte do passeio, andar pelo píer e fazer compras nas lojas que tem nas feirinhas. 

As opções são diversas e não vão faltar oportunidades. A Inglaterra ainda dispõe de parques, museus, como o de Oxford e Cambridge que podem ser visitados em um passeio num dia tranquilo. Outro ponto turístico, para quem aprecia uma boa música, é poder visitar Liverpool, a famosa cidade da banda The Beatles. E ainda pode tirar aquela self numa das famosas cabines telefônicas vermelhas.

Diversidade Cultural

Este é um dos fatores importantes e que pesam bastante na hora da decisão de ir para a Inglaterra, pois é possível ter contato com outras culturas, etnias, religiões e nacionalidades, visto que não falta no país turistas, intercambistas, e imigrantes andando pelas ruas das cidades. Sendo assim, muitas pessoas que estão fazendo intercâmbio, além de terem contatos com os nativos, podem se socializar com pessoas de vários lugares do mundo, o que traz uma experiência única para os estudantes, já que poderão conhecer novas pessoas e interagir com outros costumes em uma única viagem.

Poder viajar pelos países europeus

Como dito anteriormente, esse é um outro ponto que os estudantes levam em consideração, pois estar na Inglaterra possibilita viajar pela Europa, quando estiver com tempo livre. No país existem vários aeroportos que contam com as companhias de baixo custo (low cost), como a EasyJet, RyanAir, entre outras. 
Essa é uma boa alternativa para aqueles que desejam viajar pela Europa e aproveitar a riqueza cultural da região, quando estiver com aquele fim de semana livre na agenda. 

Cidades Históricas

Como boa parte dos países europeus, a Inglaterra possui cidades construídas nos há muitos séculos passados, o que possibilita uma viagem no tempo. O estudante que escolhe o país como seu destino para fazer o intercâmbio, pode visitar os inúmeros castelos, campos de batalhas e sítios arqueológicos que estão situados em vilarejos que remontam o período da antiguidade. 

Culinária Inglesa

Não tem como falar da culinária da Inglaterra e não lembrar das tortas e bolos para tomar aquele chá. Porém, além dessas delícias doces, em qualquer rua inglesa que passar, irá encontrar restaurantes com cardápios diversificados, inclusive o tradicional ‘fish and chips’. 

Uma curiosidade para quem ainda não conhece, é que na terra da rainha, o que não pode faltar é um bom e saboroso chá da tarde. 

Cultura

Quando o assunto é cultura, a Inglaterra não brinca em serviço. No país é possível apreciar as galerias com exposições artísticas de tirar o fôlego, além de poder ouvir música de qualidade em qualquer lugar. 

Como esperar menos de um lugar que exporta artistas, escritores e músicos para o mundo até os dias de hoje, nomes como Shakespeare, Beatles, Elton John, entre outros, que são grandes influências culturais pelo mundo a fora. 

Leia Mais
Quer morar ou estudar em Portugal? Visto Schengen será obrigatório para viajar pela Europa
Coronavírus: com curva estável em Portugal, estudantes voltam a sonhar com o destino
Quer estudar em Lisboa? Conheça uma das mais importantes universidades de Portugal