Assistir a filmes é, sem dúvidas, uma forma de se transportar para outros mundos e lugares, viajando através da tela e tendo contato com diferentes culturas, sem sair do sofá. Com as recomendações de isolamento domiciliar por conta do novo coronavírus (covid-19), o melhor mesmo ainda é ficar em casa. E que tal aproveitar o tempo de sobra para sonhar alto e conhecer mais sobre intercâmbios e destinos?
Produções cinematográficas podem ainda servir como uma inspiração para quem precisa de um incentivo a mais para se aventurar em outros países assim que as coisas voltarem ao normal. Uma boa dica, aliás, é ver filmes no mesmo idioma do seu destino de estudo. Assim, você já vai treinando a língua estrangeira.
Pensando em quem quer fazer intercâmbio, mas ainda não decidiu o objetivo e nem lugar de destino, separamos dez filmes sobre viagens, turismo e experiência de vida para ver antes de estudar no exterior. Veja lista.
1) Na Natureza Selvagem (2007)
Dirigido por Sean Penn, o filme Na Natureza Selvagem é baseado no livro de Jon Krakauer sobre a história de Chris McCandless. A obra é daquelas que deixa o telespectador com ainda mais vontade de viajar.
O jovem de 22 anos faz parte de uma família de classe média alta e acabou de se formar pela Universidade de Emory. Enquanto seus pais acreditam que ele está em outro estado cursando uma pós, Chris doa sua poupança para uma instituição de caridade, coloca algumas coisas em seu carro e sai viajando pelos Estados Unidos sem rumo. Após dois anos vagando pelo país, começa a parte final de sua grande aventura.
Além de mostrar vários lugares e paisagens diferentes, o filme que fala sobre ir atrás daquilo que se acredita. No caminho da viagem para o Alasca, Christopher encontra uma série de personagens que moldam sua vida.
2) Eurotrip – Passaporte para a Confusão (2004)
Sabe aquelas comédias americanas para dar muita risada? O filme Eurotrip - Passaporte para a Confusão conta a história de um grupo de amigos que parte para uma aventura na Europa, após um deles, Scott Thomas, acabar o namoro. Os protagonistas visitam cidades como Paris, Amsterdam, Londres, etc.
Além de poder apreciar as paisagens e a cultura de cada local, é quase certo que você vai dar muita risada em meio a toda a confusão.
3) Uma Semana (2008)
O que você faria se soubesse que tem poucos dias de vida? A obra Uma Semana é uma grande viagem pelas estradas do Canadá, mas traz como um dos principais temas a busca pelo real sentido da vida.
Tudo isso acontece através da viagem de moto de Ben Tyler, que vai de Toronto para British Columbia após ter sido diagnosticado com câncer. Com pouca chance de sobrevivência, o jovem decide cruzar o país.
Ao longo do caminho, ele acaba fazendo novos amigos e refletindo sobre o seu relacionamento com sua namorada e sobre sua vida.
4) Pode Bater que Ela é Francesa (2002)
Que tal mais uma comédia com intercâmbio como tema central? Em Pode Bater que Ela é Francesa, um estudante europeia vai fazer o High School (Ensino Médio) nos Estados Unidos (EUA). Lá, ela fica na casa de uma família e as diferenças culturais ficam bem evidentes.
Além de mostrar as vantagens e desafios de estudar fora, a obra tem uma trama paralela: a francesa faz amizade com a sua irmã americana, e praticamente assume sua vida, roubando até seu namorado e colocando ela na cadeia.
5) Manhattan (1979)
Para quem gosta dos filmes clássicos, o diretor Woody Allen é sempre uma boa pedida. Ele tem o dom de teletransportar quem assiste para qualquer época e local. O filme Manhattan mostra uma vista única do Central Park, Times Square e outros pontos de Nova York
O protagonista da trama é um escritor de televisão divorciado, que está em uma fase turbulenta da vida. Tudo complica ainda mais quando sua ex-mulher publica um livro com assuntos particulares da relação dos dois.
Para completar a trama, ele namora uma adolescente e as coisas ficam ainda mais complicadas quando ele se apaixona pela amante de seu melhor amigo.
6) P.S. Eu Te Amo (2007)
Famoso entre os cinéfilos assumidos, o filme P.S. Eu Te Amo mostra muitas coisas da Irlanda. Entre os destaques estão os pubs. Além de ser uma viagem e tanto pelos lugares do país, esse é um daqueles filmes que se percebe que a vida vai além do que se imagina.
Na trama, Holly Kennedy, uma jovem viúva, descobre que seu falecido marido deixou mensagens para ajudar a aliviar sua dor e começar uma nova vida. Cada uma delas busca guiar Holly no caminho de sua recuperação, não apenas da dor pela sua perda mas também de sua própria redescoberta.
7) O Amor Não Tira Férias (2006)
Se você está na dúvida se vai para os Estados Unidos ou para a Inglaterra, o filme O Amor Não Tira Férias é uma boa pedida para quem ainda não decidiu seu destino. Apesar de uma comédia romântica bem simples, ela mostra desde costumes diferentes até o clima de cada um dos lugares.
O filme conta a história de Amanda, uma empresária californiana, e Iris, que é uma escritora que vive na Inglaterra. Ambas tiveram uma decepção amorosa e resolveram mudar de ares.
A trama fica ainda mais divertidas quando elas combinam de trocar de casas durante as festas de fim de ano. Isso, é claro, trará situações surpreendentes para as duas.
8) Tracks (2014)
O drama Tracks - que se passa no deserto australiano e é baseado no livro de Robyn Davidson, de mesmo nome - fala sobre a importância de cada um de nós seguirmos nossos sonhos. Apesar de não abordar diretamente a temática do intercâmbio, a obra ajuda a criar coragem para fazer aquela viagem dos sonhos.
A história se passa em 1997, quando a jovem Robyn Davidson embarca em uma caminhada de 2.700 quilômetros pelo deserto da Austrália, partindo de Alice Springs.
Acompanhada pelo fotógrafo do National Geographic Rick Smolan, que documenta toda a viagem, e por seu fiel cachorro mais quatro cavalos, ela pretende chegar até o Oceano Índico.
9) Comer, Rezar, Amar (2010)
Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, o filme Comer, Rezar, Amar conta a história da escritora que, após o divórcio, deixa sua casa e sua carreira em busca de autoconhecimento.
Em seus três destinos, ela explora a gastronomia da Itália, o poder de espiritualidade na Índia, e o equilíbrio e o amor na Indonésia. Na viagem, ela conhece pessoas que a fazem enxergar a vida de uma outra maneira.
O filme é um prato cheio para quem quer conhecer um pouco mais da cultura desses lugares. Também serve de inspiração para o que acham que é “tarde demais” para fazer algo.
10) Livre (2014)
Inspirado em um livro baseado em fatos reais, o filme Livre conta a história de Cheryl Strayed, uma mulher que decide fazer uma trilha de 4.200 quilômetros pela costa do oceano Pacífico, nos Estados Unidos, para se encontrar e reconstruir sua vida.
A ideia da personagem é superar uma fase difícil, seguida de várias situações complicadas. Ela perdeu a mãe, passou por um divórcio e por uma fase de autodestruição com drogas.
Com paisagens deslumbrantes e desafios pelo caminho, o filme é uma boa opção para quem deseja encarar aventuras e experiências diferentes.
Leia mais
10 livros que você deve ler antes de estudar no exterior.
Quer estudar no exterior? Conheça 20 celebridades que fizeram intercâmbio.
Fazendo intercâmbio em casal: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência
5 programas de intercâmbio para quem já passou dos 40
10 motivos para fazer um intercâmbio depois dos 40 anos
O que motiva alguém a estudar no exterior?