Com as recomendações de isolamento domiciliar por conta do novo coronavírus (covid-19), o melhor mesmo ainda é ficar em casa. Mas que tal aproveitar esse tempo para se planejar e conhecer mais sobre intercâmbios?
Afinal, além da música e do cinema, os livros também trazem referências e conhecimentos novos sobre esse tipo de experiência e podem te ajudar e inspirar caso você pense em estudar fora. Uma boa dica, inclusive, é ler livros no idioma original ou na língua do seu destino de estudo. Assim, você já pode ir treinando o idioma estrangeiro.
Pensando naqueles que sonham em fazer um intercâmbio, separamos dez livros sobre viagens, turismo e experiência de vida para ler antes de estudar no exterior. Confira.
1) Intercâmbio Cultural, de Andréa Sebben
Escrito pela psicóloga culturalista e membro da Internacional Association for Cross-Cultural Psychology Andréa Sebben, o livro ajuda o leitor a compreender a cultura de outros povos e a refletir sobre cada uma das etapas da experiência do intercâmbio.
A obra traz informações precisas e detalhadas sobre os passos para uma boa adaptação para essa experiência complexa e com muito mais impacto do que uma simples viagem de turismo.
Segundo a autora, os brasileiros acabam sentindo mais os impactos da mudança por ser extremamente etnocêntrico e também por viver num país que não possui diversos dialetos. Para a autora, “o problema aumenta quando a pessoa sai do Brasil desconhecendo a cultura do outro país, mas mesmo assim levando a ilusão de que lá fora é melhor”.
2) Intercâmbio de A a Z, de Marina Motta
No livro Intercâmbio de A a Z, a escritora e blogueira Marina Motta compartilha experiências de estudo e trabalho no exterior com suas respectivas expectativas, anseios, medos aventuras e descobertas.
A obra tem como principal objetivo funcionar como um guia para os que pensam em colocar o pé na estrada e conhecer o mundo, mostrando em mais de 200 páginas de A a Z alguns dos principais pontos que envolvem o intercâmbio, como - ansiedade, bagagem, casas de família, dormitórios estudantis, escolas de idiomas, ficar, namorar e fazer amizades, entre outros.
Vale ressaltar que a Marina Motta já passou por 11 intercâmbios e conta no livro tudo o que aprendeu com as experiências fora do país.
3) Os Nortes da Bússola, de Andréa Sebben e Fernando Dourado Filho
Em resumo, o livro Os Nortes da Bússola é um manual para quem quer conviver e negociar com culturas estrangeiras. A obra foi escrita pensando em todos que viajam para outros países, mas especialmente os executivos modernos, pois cada vez mais as empresas se globalizam e enviam seus funcionários para outros mercados.
A combinação da experiência prática de Fernando Dourado Filho - um viajante inveterado, diretor de exportação de grandes empresas brasileiras - com o conhecimento científico de Andréa Sebben - psicóloga especializada em treinamento intercultural-, resultou em um livro denso e, ao mesmo tempo, fácil de ser lido.
“O executivo multicultural sabe se comportar em qualquer país, recebe bem em sua terra natal, é curioso, criativo e um grande negociador, habilidades que são desenvolvidas a partir do treinamento intercultural, que educa a sensibilidade do executivo”, define a psicóloga Andréa Sebben.
4) Fazendo as Malas, de Maurício Moura e Sidney Nakahodo
O livro Fazendo as Malas, organizado por Maurício Moura e Sidney Nakahodo, reúne histórias de 17 jovens que contribuem com o Brasil a partir de suas experiências no exterior.
Os autores, de profissões diversas, contam por que decidiram arrumar as malas e viver por um tempo lá fora. Também contam os obstáculos do intercâmbio.
Além do depoimento do pesquisador Paulo Silva, a publicação também compartilha a experiência de profissionais como Gustavo Chacra, jornalista e correspondente do jornal Estado de S. Paulo,e Julia Bacha, documentarista brasileira que realizou trabalhos no Oriente Médio.
5) Sonho Grande, de Cristiane Correa
O livro Sonho Grande conta os bastidores da trajetória de três dos principais empresários brasileiros: Jorge Paulo Lemann, Marcel telles e Beto Sicupira. Na história, a autora mostra como eles revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo, comprando alguns dos principais símbolos econômicos do planeta.
A obra, escrita pela jornalista Cristiane Correa, não é muito grande, e descreve com detalhes a ascensão meteórica do trio de empresários. Eles não eram herdeiros de grandes fortunas e fundaram em 1970 uma pequena corretora onde implantam uma cultura empresarial baseada fortemente na meritocracia. Quatro décadas depois, esses amigos agora são donos de empresas e marcas como Budweiser, Burger King, Heinz, Brahma, Antarctica, Lojas Americanas e várias outras.
A obra fala ainda sobre a experiência de Jorge Paulo Lemann na graduação de Harvard e mostra como isso foi um diferencial na sua carreira. Foi na universidade americana, aliás, que ele percebeu a extrema importância de estar sempre cercado de gente boa.
6) A Arte de Viajar, de Alain de Botton
Ao invés de sugerir destinos ou dar dicas práticas, em A Arte de Viajar o filósofo suíço Alain de Botton pontua as delícias e desilusões de viajar. Também reflete sobre os significados das viagens e as motivações para partir rumo ao desconhecido.
O livro traz um olhar simbólico e filosófico sobre aeroportos, bagagens, estradas, etc. Na obra, Botton passa por diferentes destinos e fazendo referências a personalidades históricas, como Gustave Flaubert, Edward Hopper, Baudelaire, Wordsworth, Van Gogh, Ruskin.
Cheio de humor, surpreendente e provocador, a obra revela as motivações escondidas, expectativas e complicações das nossas viagens por esse mundo fora. De uma forma diferente, o escritor dá dicas de como aprender a ser mais feliz nas viagens.
7) Comer, Rezar e Amar, de Elizabeth Gilbert
Sucesso mundial, o livro Comer, Rezar e Amar conta a história da própria autora, Elizabeth Gilbert, que decidiu viajar para três destinos diferentes em busca do sentido para a sua vida.
A história, que ganhou uma versão adaptada para o cinema - tendo como personagem principal ninguém menos que Julia Roberts -, mostra a personagem que embarca para um ano na Itália, Índia e Indonésia, em uma jornada rumo ao autoconhecimento.
A obra carrega a lição de que nunca é tarde demais para se reinventar ou até descobrir quem você realmente é. Tanto o livro quanto o filme servem de inspiração e exemplo para quem busca novas experiências.
A forma como Elizabeth Gilbert escreve aproxima o leitor da história - parece que está em uma conversa agradável e informal. Ao mesmo tempo, traz interessantes reflexões sobre as indecisões da vida, relacionamentos, espiritualidade e felicidade.
8) A Student Guide to Study Abroad, de Stacie Nevadomski Berdan, Allan E. Goodman e Sir Cyril Taylor
Organizado por um dos principais institutos que estudam sobre mobilidade acadêmica, o Institute of International Education (IIE), o livro é como um passo a passo para estudantes que desejam estudar no exterior.
O livro, disponível apenas em inglês, foi escrito por três especialistas em estudo no exterior - Stacie Nevadomski Berdan, Allan E. Goodman e Sir Cyril Taylor - e oferece dicas e conselhos abrangentes e específicos.
Entre os pontos abordados no texto estão explicações de como escolher os programas, quais são os custos e dicas de como se preparar para estudar no exterior. Também vale anotar as dicas que os autores trazem para quando você estiver no exterior. Algumas delas são mergulhar na cultura local; aproveitar para se desenvolver pessoalmente, buscar o equilíbrio físico e mental, etc.
É ainda um guia para os intercambistas que voltam da viagem. Afinal, quem passa por uma experiência dessa precisa passar por um processo de transição. Nessa parte, o livro mostra como o estudante pode usar o estudo no exterior para mostrar seu crescimento e aprendizado.
9) Fora de Série: Outliers, de Malcolm Gladwell
Até quem não pensa em estudar no exterior deve ler Fora de Série: Outliers, de Malcolm Gladwell. Na obra, o escritor faz uma reflexão sobre os extremos do mundo moderno e os indivíduos do nosso tempo. Ele afirma que prestamos muita atenção em como são as pessoas bem-sucedidas e pouca atenção em sua origem e nas experiências que contribuem para sua formação.
Além de estudar as pessoas em si, o autor defende que é preciso pensar em questões como o meio em que viveram, a época em que viveram, e quem foram seus amigos, dentre outros fatores.
A partir daí, em Outliers, Malcom Gladwell elabora uma pesquisa para provar que são inúmeras as variáveis que levam uma pessoa ao topo. Os indivíduos fora de série – como Mozart, Bill Gates ou os britânicos da banda The Beatles – além de terem praticado suas habilidades por uma quantidade de tempo extraordinária (mais de 10.000 horas), se beneficiaram de oportunidades disponíveis, vantagens ocultas e heranças culturais.
10) Vale a Pena - O Papel do MBA na Construção de Carreiras Globais , de Ricardo Betti
O livro Vale a Pena, do consultor de carreira Ricardo Betti, reúne histórias inspiradoras de quem fez um Master of Business Administration (MBA) no exterior para transformar a vida e a carreira.
Sócio-diretor da MBA Empresarial Consultoria em RH, Betti mostra a importância do MBA - pós-graduação indicada para pessoas que já ocupam cargos de liderança ou desejam conquistar esses tipos de cargo - na construção de carreiras.
O autor conta histórias de sucesso de 50 brasileiros que estudaram fora do país para ganhar uma experiência internacional e hoje usufruem disso em suas trajetórias profissionais.
Leia mais
Quer estudar no exterior? Conheça 20 celebridades que fizeram intercâmbio.
Fazendo intercâmbio em casal: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência.
5 programas de intercâmbio para quem já passou dos 40
10 motivos para fazer um intercâmbio depois dos 40 anos
O que motiva alguém a estudar no exterior?