Estudar fora do país certamente é uma grande oportunidade não apenas de melhorar currículo profissional, como também de amadurecer na vida pessoal, se desafiando e se superando a cada dia. Pensando em todos esses benefícios, celebridades frequentemente tiram do papel e colocam em prática a ideia de fazer um intercâmbio no exterior.
Muita gente nem imagina, mas várias personalidades famosas moraram em outros países para aprender novas línguas ou para fazer cursos em suas áreas, como dramaturgia e direção, além de especializações e mestrados. Algumas pessoas, aliás, nem voltaram para seus países de origem.
Abaixo, listamos 20 personaliades internacionais e brasileiras que estudaram no exterior.
1) Mahatma Gandhi
Com 18 anos, o lendário ativista e pacifista Mahatma Gandhi deixou a Índia para estudar no exterior. Ele começou os estudos de Direito em 1888, na University College London.
Em Londres, além de dedicar-se aos estudos para tornar-se advogado, Gandhi aprofundou seus conhecimentos sobre religião, sobretudo sobre o hinduísmo. Foi lá, inclusive, que abandonou o hábito de comer carne, e ingressou em uma sociedade de vegetarianos.
Ele ficou na Inglaterra até a graduação, que aconteceu em 1891. Naquele ano, o ativista até chegou a ser chamado para trabalhar no Tribunal Superior de Londres. Mas Gandhi recusou a vaga e retornou para a Índia para exercer sua profissão.
2) Bradley Cooper
Conhecido por alguns papéis nos filmes de Hollywood - entre eles o vencedor do Oscar Nasce uma Estrela (2018) - o diretor e ator estadunidense Bradley Cooper nasceu na Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e sonhava em aprender a falar francês desde criança.
Ele até foi professor da língua quando frequentava a Germantown Academy. Um pouco depois, pensando em aprimorar os conhecimentos, ele fez um intercâmbio de seis meses na Universidade de Georgetown, em Aix-en-Provence, na França, quando estava matriculado na Universidade de Villanova.
Cooper se tornou Bacharel em Artes em 1997, mas, durante os estudos em Georgetown, aperfeiçoou bem o novo idioma. Hoje, o artista fala fluentemente a língua - inclusive dá entrevistas em francês.
3) Matthew McConaughey
O ator americano Matthew McConaughey nasceu em 1969, em Uvalde, no Texas (EUA), e se formou, em 1993, em Rádio e TV pela Universidade do Texas na Austin Communication College. Antes disso, em 1988, Matthew fez um intercâmbio intercontinental de um ano em Warnervale, Nova Gales do Sul, na Austrália.
O artista já declarou diversas vezes que a experiência o ajudou muito a amadurecer. Em 2014, McConaughey foi premiado com o Oscar de Melhor Ator, pelo filme Clube de Compras Dallas (2013).
4) Olivia Wilde
Filha de pai irlandês, a atriz americana Olivia Wilde nasceu em Nova York, mas passou boa parte da infância em Washington, capital dos Estados Unidos (EUA).
Aproveitando-se da dupla nacionalidade, se mudou para Dublin, capital da Irlanda, para estudar na tradicional e reconhecida Escola Gaiety de Atuação. Depois de concluir os estudos, se mudou para Los Angeles, nos EUA, e deu início a sua trajetória de sucesso.
Sucesso esse que ela atribui, inclusive, à experiência que teve de estudar fora do país de origem. Uma curiosidade interessante é que a estrela adotou o sobrenome Wilde como nome artístico em homenagem ao escritor irlandês Oscar Wilde.
5) Penélope Cruz
Após estudar balé desde os cinco anos e adentrar na carreira de modelo quando ainda estava em sua cidade natal, Madri, na Espanha, a atriz Penélope Cruz foi para Nova York, nos EUA, para melhorar seu inglês, ainda jovem.
Por lá, a artista conseguiu alguns trabalhos e também se matriculou na escola de teatro Cristina Rota. Ela chegou a morar alguns anos nos EUA e vira e mexe tem trabalhos por lá, mas hoje reside nas proximidades de Madri com seu marido, Javier Bardem, e os dois filhos, Luna Encinas Cruz e Leonardo Encinas Cruz.
6) Gwyneth Paltrow
A atriz americana Gwyneth Paltrow nasceu em Los Angeles, na Califórnia, e hoje mora na Inglaterra, mas já falou várias vezes sobre como o intercâmbio na Espanha, que fez aos 15 anos, mudou sua vida. Nele, a artista aprendeu a nova língua e se apaixonou pela cultura local.
"A Espanha virou minha segunda casa. É tão diferente dos EUA. Há toda uma história pelo país nas construções antigas. E os espanhóis parecem curtir mais a vida. Eles passam mais tempo com a família. Não ficam com o celular ligado toda hora", disse a atriz.
Hoje, a artista continua tendo uma ligação bem forte com a cultura espanhola - seus filhos, aliás, fazem aulas de espanhol e praticam em casa.
7) Chris Pine
Assim como Gwyneth, Chris Pine também nasceu em Los Angeles, na Califórnia. Pine freqüentou a Universidade da Califórnia em Berkeley, onde completou um curso de Inglês em 2002.
Quando passou um ano estudando no exterior, o ator da franquia Star Trek e Mulher-Maravilha (2017) foi intercambista na Universidade de Leeds, na Inglaterra.
8) Donald Sutherland
O ator canadense Donald Sutherlan, de Jogos Vorazes, nasceu e passou infância em Saint John. Após a escola, entrou na Universidade Victoria, uma faculdade afiliada da Universidade de Toronto, onde formou-se em Engenharia e Teatro.
Em 1957, ele deixou de lado a ideia de tornar-se um engenheiro e optou por estudar fora. Se formou pela London Academy of Music and Dramatic Arts (LAMD), uma das mais renomadas escolas de teatro e música do mundo.
9) J. K. Rowling
A escritora J. K. Rowling nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra. Enquanto estudava Francês e Clássicos - curso no qual se formou, na Exeter University, no Reino Unido - a autora de Harry Potter, passou um semestre na França como intercambista. Ela também fez um curso de especialização na sua área.
"Eu sou um produto mestiço deste continente europeu e sou uma internacionalista. Eu morei na França e em Portugal, estudei francês e alemão. Eu amo ter essas múltiplas conexões e associações culturais. Elas me fazem mais forte, não mais fraca", declarou a escritora.
10) Paul Rudd
Astro de Homem-Formiga e de várias comédias americanas, Paul Rudd nasceu em Passaic, Nova Jérsia, nos EUA. Após formar-se em Teatro pela Universidade do Kansas, o ator estudou na American Academy of Dramatic Arts/West, em Los Angeles.
Foi nessa época que fez um intercâmbio e passou um semestre na British American Drama Academy em Oxford, no Reino Unido, onde estudou drama jacobino. Enquanto frequentava a escola britânica, Paul trabalhava como DJ em um bar.
11) Bill Clinton
Nascido e criado no Arkansas, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton estudou na Universidade de Georgetown, onde ganhou a bolsa Rhodes. Ele passou uma temporada em Oxford, no Reino Unido, no final dos anos 60.
Foi assim que Clinton estudou Filosofia, Política e Economia na melhor universidade do país. Em terras britânicas, ele também desenvolveu interesse pelo rugby e participou de protestos contra a Guerra do Vietnã.
Depois de estudar em Oxford, Bill Clinton cursou a Faculdade de Direito de Yale, onde se formou e conheceu a esposa, Hillary Clinton.
12) Allison Janney
Natural de Boston, nos EUA, a vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Eu, Tonya (2017) Allison Janney terminou o colégio já decidida a ser atriz. Foi então estudar na New York's Neighborhood Playhouse.
Depois, ela fez cursos de verão na Royal Academy of Dramatic Arts em Londres, no Reino Unido.
13) Rodrigo Santoro
Um dos poucos brasileiros que foi para Hollywood, o ator Rodrigo Santoro também teve a experiência de estudar no exterior. Para desenvolver sua carreira fora do Brasil, Santoro aperfeiçoou o inglês com cursos e na prática: morando nos EUA.
Com várias produções internacionais no currículo, hoje ele domina o idioma. Mas não foi sempre assim: ele começou a aprender a nova língua somente aos 27 anos. “Antes eu só sabia o ‘The book is on the table’ e ‘Where is the restroom’ [onde fica o banheiro?], para não fazer xixi na calça”, disse em entrevista.
14) Wagner Moura
Após provar sua fluência em inglês em Elysium (2013), filme estrelado por Matt Damon e Jodie Foster, o ator Wagner Moura, natural de Salvador, capital da Bahia, precisou se matricular em um curso de espanhol em Medellín, na Colômbia.
Isso aconteceu na época em que preparava para viver Pablo Escobar na série Narcos, papel que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro.
O brasileiro confessou que não falava nada em espanhol e que se surpreendeu por ter sido, ainda assim, escalado para o trabalho.
15) Tiago Leifert
Após ter sido um aluno exemplar na faculdade, o apresentador brasileiro Tiago Leifert cursou Jornalismo e Psicologia em uma faculdade em Miami, nos EUA. A experiência foi um divisor de águas na carreira. “Foi a melhor decisão que tomei na vida”, disse, em entrevista.
O apresentador dos realities Big Brother Brasil (BBB) e The Voice Brasil, da Globo, revelou ainda que não gostava dos EUA, mas a experiência na faculdade o fez mudar de ideia e apreciar a vida mais tranquila de lá.
Leifert planeja, inclusive, um dia voltar para ficar na cidade que o acolheu quando mais jovem. “Quero envelhecer em Miami”.
16) Jô Soares
Natural do Rio de Janeiro (RJ), o apresentador, escritor e jornalista brasileiro Jô Soares estudou no Lycée Jaccard, na Suíça, dos 12 aos 17 anos.
Ele guarda boas memórias desse tempo. “É a única época de colégio de que tenho uma recordação gostosa”, falou em entrevista.
17) Isis Valverde
Em 2015, a atriz brasileira Isis Valverde concluiu um curso de inglês e outro de dramaturgia na The Actors Studio, em Nova York, nos EUA.
Para ser aprovada na instituição, que já teve alunos como Julia Roberts e Juliane Moore, ela precisou fazer uma audição com um diretor local. “Atuei em inglês pela primeira vez e num monólogo! Fiquei muito nervosa, mas passei”, disse ela na época.
18) Carlos Saldanha
Carlos Saldanha é, sem dúvidas, o diretor brasileiro mais bem-sucedido de Hollywood. É dele as franquias A Era do Gelo, Rio e a animação O Touro Ferdinando (2017). O carioca, que estudou Ciências da Computação no Brasil, deu um 'upgrade' no currículo indo estudar no exterior.
Ele fez mestrado em Artes e a especialização em Animação Digital na School of Visual Arts, em Nova York. Com a carreira engrenada nos EUA, Saldanha não voltou mais para o Brasil e hoje mora lá com a esposa e os filhos.
19) Mariana Ximenes
A atriz brasileira Mariana Ximenes, natural de São Paulo (SP), também teve a oportunidade de estudar no exterior - vivência que define como marcante em sua trajetória. Aos 16 anos, deixou a casa dos pais para fazer intercâmbio na Inglaterra.
Gostou tanto, que, em 2011, voltou a Londres. Nesse ano, passou quatro meses estudando teatro.
20) Thiago Fragoso
O ator brasileiro Thiago Fragoso também já foi intercambista. Morou durante um ano no Alabama, nos EUA, onde se formou na Lamar County High School.
Nesse período, teve aulas de literatura americana e inglesa “Foi uma das melhores épocas da minha vida. Aprendi muito e me modifiquei bastante enquanto pessoa”, contou o ator.
Leia mais
Fazendo intercâmbio em casal: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência.
10 livros que você deve ler antes de estudar no exterior.
5 programas de intercâmbio para quem já passou dos 40
10 motivos para fazer um intercâmbio depois dos 40 anos
O que motiva alguém a estudar no exterior?